Bia Kicis protocoliza projeto para impedir intimações judiciais em pacientes na UTI

Deputada propõe que, em casos de internação em tratamento intensivo, seja necessária autorização de médicos e diretores de hospitais para intimações judiciais
Por: Brado Jornal 25.abr.2025 às 10h21
Bia Kicis protocoliza projeto para impedir intimações judiciais em pacientes na UTI
Marcello Casal/Agência Brasil

A deputada Bia Kicis (PL-DF) protocolou, nesta quinta-feira (24), um projeto de lei que, se já estivesse em vigor, teria impedido a intimação de Jair Bolsonaro enquanto estava internado na UTI. Embora a proposta não cite explicitamente a decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que determinou a intimação de Bolsonaro, o projeto de Kicis visa proibir qualquer intimação judicial de pacientes em tratamento intensivo, com exceção da autorização do diretor da instituição hospitalar e do médico responsável.

Em sua justificativa, Kicis argumenta que, embora a jurisprudência brasileira já preveja cautela ao realizar atos processuais em ambientes hospitalares, a legislação ainda não proíbe de forma expressa a intimação em casos de saúde crítica. "Tal lacuna pode dar margem a interpretações que violam direitos fundamentais, expondo o paciente a constrangimentos físicos e psicológicos incompatíveis com sua condição", destacou a deputada.

O projeto ainda estabelece que, caso a proposta seja descumprida, o ato de intimação será considerado nulo, e o servidor ou autoridade responsável pela determinação será responsabilizado funcionalmente. "É inaceitável que um indivíduo, em situação de vulnerabilidade extrema, possa ser submetido a um ato formal como a citação judicial sem a devida avaliação médica e sem a autorização judicial fundamentada", concluiu Kicis.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Líder do PL intimado pelo STF a esclarecer fala sobre emendas e anistia do 8 de Janeiro
A intimação, emitida pelo ministro Flávio Dino, foi entregue às 10h36 na sala da liderança do PL, conforme informou o parlamentar.
A ”Caça” ao Eduardo Bolsonaro, que foge de reponder por crimes de injúria e difamação contra apresentadora
O ministro Cristiano Zanin, relator da queixa-crime, deferiu ontem (28) a autuação de Eduardo Bolsonaro por edital
Capitão Alden "larga o doce" e detona "direita" baiana: “É muita fofoca e pouco trabalho”
Deputado federal afirma que a “direita” da Bahia vive de discursos vazios e não entrega resultados concretos
União Progressista: PP e União Brasil selam federação para 2026
A formação da federação, negociada ao longo de meses, contou com a participação de figuras de peso como Arthur Lira (PP-AL) e ACM Neto (União-BA).
Carregando..