Moro critica governo Lula após escândalo de fraudes no INSS

Senador afirma que escândalos evidenciam que governo não precisa “importar criminosos”; fraude em aposentadorias e pensões chega a R$ 6,3 bilhões
Por: Brado Jornal 25.abr.2025 às 09h47
Moro critica governo Lula após escândalo de fraudes no INSS
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Na última quinta-feira (24), o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) usou suas redes sociais para atacar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em meio a investigações de fraudes envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O parlamentar argumentou que as fraudes, desvendadas pela Polícia Federal, são uma prova de que o governo não precisa buscar "criminosos de fora" para prejudicar o país.

A Operação Sem Desconto, deflagrada na quarta-feira (23), focou em um esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões. Durante a operação, a PF identificou que, entre 2019 e 2024, houve cobranças indevidas que somaram cerca de R$ 6,3 bilhões em mensalidades associativas não autorizadas nos benefícios do INSS.

Após a crítica inicial, Moro reforçou sua posição em um segundo post, respondendo aos comentários que apontavam que as fraudes já existiam nos governos anteriores. O senador compartilhou uma análise de Alvaro Gribel, do Estadão, que indicava um aumento significativo das fraudes a partir de 2023, o primeiro ano do governo Lula. Moro destacou ainda que, ao contrário das gestões anteriores, o governo atual é marcado pela investigação de um irmão de um dirigente sindical envolvido nas irregularidades.

"O aumento das fraudes a partir de 2023 é claro e, como se não bastasse, nenhum governo anterior teve um irmão de dirigente de sindicato investigado", afirmou o senador, reforçando as críticas à administração petista.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Caça F/A-18 cai de porta-aviões dos EUA após manobra para evitar ataque Houthi no Mar Vermelho
Durante o procedimento de reboque no hangar, a tripulação perdeu o controle da aeronave, que, junto com o trator de reboque, caiu no mar.
Líder do PL intimado pelo STF a esclarecer fala sobre emendas e anistia do 8 de Janeiro
A intimação, emitida pelo ministro Flávio Dino, foi entregue às 10h36 na sala da liderança do PL, conforme informou o parlamentar.
Capitão Alden "larga o doce" e detona "direita" baiana: “É muita fofoca e pouco trabalho”
Deputado federal afirma que a “direita” da Bahia vive de discursos vazios e não entrega resultados concretos
União Progressista: PP e União Brasil selam federação para 2026
A formação da federação, negociada ao longo de meses, contou com a participação de figuras de peso como Arthur Lira (PP-AL) e ACM Neto (União-BA).
A ”Caça” ao Eduardo Bolsonaro, que foge de reponder por crimes de injúria e difamação contra apresentadora
O ministro Cristiano Zanin, relator da queixa-crime, deferiu ontem (28) a autuação de Eduardo Bolsonaro por edital
Carregando..