AGU processará Flávio Bolsonaro por ligar Lula a facções criminosas

Por: Brado Jornal 09.mai.2025 às 14h41
AGU processará Flávio Bolsonaro por ligar Lula a facções criminosas

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) será alvo de uma ação judicial da Advocacia Geral da União (AGU) por associar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às facções Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV). A decisão foi anunciada pelo ministro da AGU, Jorge Messias, em entrevista ao Metrópoles, que confirmou que o caso será levado à esfera criminal.

A iniciativa da AGU foi motivada por uma postagem de Flávio em uma rede social, já removida, que exibia uma montagem com uma foto de Lula detido pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops) durante a ditadura militar, ao lado de Marcos Herbas Camacho, conhecido como Marcola, e Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. Na legenda, o senador escreveu: “PT, PCC e CV: as três facções mais perigosas do Brasil”. Segundo integrantes do governo, a publicação ataca a honra de Lula e desrespeita a dignidade do cargo presidencial, justificando a representação que será encaminhada à Procuradoria Geral da República (PGR).

A relação entre facções criminosas e o PT já foi explorada por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) antes das eleições de 2022, como tentativa de enfraquecer a imagem de Lula. O tema ganhou destaque em 1º de julho de 2022, quando a revista Veja publicou trechos de um depoa, mencionando supostas ligações entre o PT e o PCC, baseadas em depoimentos que alegavam chantagem contra Lula para ocultar esquemas de arrecadação ilegal.

Políticos alinhados ao bolsonarismo também criticaram o governo Lula por não classificar o PCC e o CV como organizações terroristas. Em uma reunião em Brasília, com a participação de autoridades brasileiras e uma delegação dos EUA liderada por David Gamble, representantes do Ministério das Relações Exteriores, da Justiça e Segurança Pública e da Polícia Federal defenderam que a legislação brasileira não enquadra essas facções como terroristas, pois suas ações visam lucro por meio de atividades ilícitas, não uma causa única.

Os EUA, por sua vez, informaram que o FBI identificou atividades do PCC e do CV em 12 estados americanos, incluindo lavagem de dinheiro. A Embaixada dos EUA negou vistos a 113 brasileiros ligados a essas facções, segundo os representantes americanos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Governador da Bahia atribui alto endividamento a bloqueios no governo Bolsonaro
Jerônimo defende empréstimos como compensação por perdas federais e destaca equilíbrio fiscal do estado
Presidente dos Correios admite possível necessidade de aporte do Tesouro em 2026
Os Correios fecharam acordo com Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander Brasil, recebendo R$ 10 bilhões em dezembro de 2025 e mais R$ 2 bilhões previstos para janeiro de 2026, com garantia do Tesouro
Pesquisa do Instituto Paraná revela maior desaprovação ao governo Lula
Na classificação qualitativa da gestão, 42,8% dos entrevistados a consideram ruim ou péssima (sendo 34,8% péssima e 8% ruim), 23,1% avaliam como regular e 32,7% veem positivamente (19,8% boa e 12,9% ótima).
Presidente do Instituto Voto Legal permanece foragido após decretação de prisão
Ministro Alexandre de Moraes determina medidas preventivas contra dez condenados na trama golpista após fuga frustrada de Silvinei Vasques
Laudo revela grave apneia do sono em Jair Bolsonaro durante período na prisão
Um exame médico submetido pela defesa de Bolsonaro ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apontou que o ex-mandatário registrou 514 interrupções respiratórias em uma única noite enquanto estava sob custódia.
Desemprego no Brasil atinge mínima histórica de 5,2%
Recorde de ocupados chega a 103,2 milhões, com renda média em patamar inédito
Carregando..