AGU processará Flávio Bolsonaro por ligar Lula a facções criminosas

Por: Brado Jornal 09.mai.2025 às 14h41
AGU processará Flávio Bolsonaro por ligar Lula a facções criminosas

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) será alvo de uma ação judicial da Advocacia Geral da União (AGU) por associar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às facções Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV). A decisão foi anunciada pelo ministro da AGU, Jorge Messias, em entrevista ao Metrópoles, que confirmou que o caso será levado à esfera criminal.

A iniciativa da AGU foi motivada por uma postagem de Flávio em uma rede social, já removida, que exibia uma montagem com uma foto de Lula detido pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops) durante a ditadura militar, ao lado de Marcos Herbas Camacho, conhecido como Marcola, e Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. Na legenda, o senador escreveu: “PT, PCC e CV: as três facções mais perigosas do Brasil”. Segundo integrantes do governo, a publicação ataca a honra de Lula e desrespeita a dignidade do cargo presidencial, justificando a representação que será encaminhada à Procuradoria Geral da República (PGR).

A relação entre facções criminosas e o PT já foi explorada por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) antes das eleições de 2022, como tentativa de enfraquecer a imagem de Lula. O tema ganhou destaque em 1º de julho de 2022, quando a revista Veja publicou trechos de um depoa, mencionando supostas ligações entre o PT e o PCC, baseadas em depoimentos que alegavam chantagem contra Lula para ocultar esquemas de arrecadação ilegal.

Políticos alinhados ao bolsonarismo também criticaram o governo Lula por não classificar o PCC e o CV como organizações terroristas. Em uma reunião em Brasília, com a participação de autoridades brasileiras e uma delegação dos EUA liderada por David Gamble, representantes do Ministério das Relações Exteriores, da Justiça e Segurança Pública e da Polícia Federal defenderam que a legislação brasileira não enquadra essas facções como terroristas, pois suas ações visam lucro por meio de atividades ilícitas, não uma causa única.

Os EUA, por sua vez, informaram que o FBI identificou atividades do PCC e do CV em 12 estados americanos, incluindo lavagem de dinheiro. A Embaixada dos EUA negou vistos a 113 brasileiros ligados a essas facções, segundo os representantes americanos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Marinho diz a Fachin que o PL “não será omisso” em impeachment de ministros
O coordenador da campanha de Flávio afirma que não há “espírito de vendetta”, mas cobra mudança no regimento do Senado. A bancada da sigla quase dobrou
Lula mira rejeição a Flávio e fala em “tesouraço” nos programas sociais
A peça da campanha liga o corte prometido pelo candidato do PL a reduções do governo Jair Bolsonaro. No último Datafolha, os dois empatavam em 45% de rejeição
Flávio lidera em quatro cidades da Bahia
Candidato do PL fica à frente em Luís Eduardo Magalhães, Buerarema, Itamaraju e Teixeira de Freitas, mas Lula vence o estado com 66,08% dos votos e os dois seguem para o segundo turno
MPE defende que o TSE aceite a desistência de Garotinho
O parecer de Alexandre Espinosa trata o caso como exceção e, se o recurso for julgado, pede a rejeição. Sem os votos, Ruas passa de 50%
Caiado anuncia apoio a Flávio no segundo turno em encontro em Goiânia
Daniel Vilela também declarou voto. O ex-governador disse que Goiás vai dar “a maior vitória” ao candidato do PL. Os 2,6 milhões de Caiado se aproximam da diferença do primeiro turno
PL rejeita acordo e mira impeachment de Moraes
Legenda avalia ter 49 votos no Senado e condiciona ação contra Dino à postura do ministro após o segundo turno
Carregando..