Lula participa de celebração russa pelos 80 anos da vitória na 2ª Guerra Mundial

Por: Brado Jornal 09.mai.2025 às 14h27
Lula participa de celebração russa pelos 80 anos da vitória na 2ª Guerra Mundial
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de celebração dos 80 anos do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial. Praça Vermelha, Rússia - Moscou. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva, marcou presença na sexta-feira (9.mai.2025) em Moscou para as comemorações dos 80 anos da vitória soviética na 2ª Guerra Mundial. Organizado pelo governo de Vladimir Putin (Rússia Unida, centro), o evento na Praça Vermelha reuniu representantes de 29 nações, sendo 18 classificadas como autocracias, regimes marcados por restrições à imprensa e à oposição.

As cerimônias começaram com a marcha da guarda de honra, que exibiu a bandeira russa e a bandeira soviética, esta última hasteada pelo Exército Vermelho no Reichstag, em Berlim, em 2 de maio de 1945, simbolizando a derrota do nazismo. Mais de 10.000 militares russos, junto a soldados de nações aliadas da URSS na guerra, desfilaram com veículos e equipamentos das Forças Armadas.

Em seu discurso, Putin afirmou que “a Rússia sempre será uma barreira contra o nazismo, a russofobia e o antissemitismo”, prometendo combater “ideias agressivas e destrutivas”. Sobre a guerra na Ucrânia, chamada por ele de “operação militar especial”, declarou que “a justiça e a verdade” estão com a Rússia, destacando o apoio da sociedade russa aos militares e sua “coragem inabalável”.

Lula e outros líderes assistiram ao desfile de uma tribuna em frente ao Mausoléu de Lenin, líder histórico da União Soviética. Após a parada militar, as autoridades participaram de um minuto de silêncio em memória das vítimas do conflito e depositaram flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, no Jardim de Alexandre.

Ao final, Putin recebeu os convidados no Palácio do Kremlin para um almoço e discussões diplomáticas, consolidando os laços com os líderes presentes.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Voto de Moraes no STF pede condenação de Bolsonaro e sete réus por tentativa de golpe
Moraes destacou Bolsonaro como o principal articulador de uma organização criminosa que, entre julho de 2021 e 8 de janeiro de 2023, planejou desestabilizar os Poderes Constituídos
Carlos Lupi afirma que Lula não foi alertado sobre irregularidades no INSS
Ex-ministro da Previdência relata que discussões com o presidente se restringiam a temas amplos; detalhes do caso só emergiram com ação policial
Moraes aponta ameaças de Bolsonaro ao STF em julgamento sobre tentativa de golpe
Moraes também trouxe à tona um discurso de Bolsonaro durante ato no feriado de 7 de setembro de 2021
Wilker Leão, youtuber expulso da UnB, enfrenta afastamento de até 3 anos
Processo disciplinar resulta em exclusão do estudante de História da universidade
Senador Otto Alencar descarta anistia irrestrita e defende punição a ataques contra democracia
Presidente da CCJ do Senado critica proposta em tramitação na Câmara e reforça compromisso com a justiça
Placar de 2 a 0 no STF favorece condenação de Bolsonaro por suposta tentativa de golpe
Julgamento avança com votos de Moraes e Dino; penas para aliados podem ser reduzidas
Carregando..