Lula participa de celebração russa pelos 80 anos da vitória na 2ª Guerra Mundial

Por: Brado Jornal 09.mai.2025 às 14h27
Lula participa de celebração russa pelos 80 anos da vitória na 2ª Guerra Mundial
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de celebração dos 80 anos do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial. Praça Vermelha, Rússia - Moscou. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva, marcou presença na sexta-feira (9.mai.2025) em Moscou para as comemorações dos 80 anos da vitória soviética na 2ª Guerra Mundial. Organizado pelo governo de Vladimir Putin (Rússia Unida, centro), o evento na Praça Vermelha reuniu representantes de 29 nações, sendo 18 classificadas como autocracias, regimes marcados por restrições à imprensa e à oposição.

As cerimônias começaram com a marcha da guarda de honra, que exibiu a bandeira russa e a bandeira soviética, esta última hasteada pelo Exército Vermelho no Reichstag, em Berlim, em 2 de maio de 1945, simbolizando a derrota do nazismo. Mais de 10.000 militares russos, junto a soldados de nações aliadas da URSS na guerra, desfilaram com veículos e equipamentos das Forças Armadas.

Em seu discurso, Putin afirmou que “a Rússia sempre será uma barreira contra o nazismo, a russofobia e o antissemitismo”, prometendo combater “ideias agressivas e destrutivas”. Sobre a guerra na Ucrânia, chamada por ele de “operação militar especial”, declarou que “a justiça e a verdade” estão com a Rússia, destacando o apoio da sociedade russa aos militares e sua “coragem inabalável”.

Lula e outros líderes assistiram ao desfile de uma tribuna em frente ao Mausoléu de Lenin, líder histórico da União Soviética. Após a parada militar, as autoridades participaram de um minuto de silêncio em memória das vítimas do conflito e depositaram flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, no Jardim de Alexandre.

Ao final, Putin recebeu os convidados no Palácio do Kremlin para um almoço e discussões diplomáticas, consolidando os laços com os líderes presentes.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Transporte em Salvador será gratuito no primeiro turno das eleições
Ônibus, BRT, amarelinhos e Elevador Lacerda sem tarifa no domingo (4), das 6h às 20h, com frota de dia útil
Gilmar quer pausar julgamento de Moraes no Master até mapear ministros
Decano pede sindicâncias, questiona Nunes Marques e critica André Mendonça; sessão está parada por vista de Flávio Dino
TSE recebe ao menos 450 ações na reta final da disputa
Campanhas presidenciais recorrem à Justiça contra vídeos, ataques e propaganda; primeiro turno ocorre no domingo
Quaest: Lula tem 39% e Flávio Bolsonaro, 34%
Levantamento de 24 a 27 de setembro aponta fim do empate técnico no primeiro turno; segundo turno entre os dois fica empatado em 42%
Ricardo Salles desiste da disputa ao Senado em São Paulo e declara apoio a Derrite e André do Prado
Anúncio foi feito nesta segunda-feira (28), a seis dias do primeiro turno, ao lado de Tarcísio de Freitas; deputado do Novo estava atrás nas pesquisas
Lewandowski chamou Vorcaro para posse no Ministério da Justiça
Mensagens no celular do ex-banqueiro registram convite, encontro em São Paulo e troca de números após a cerimônia
Carregando..