O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva, marcou presença na sexta-feira (9.mai.2025) em Moscou para as comemorações dos 80 anos da vitória soviética na 2ª Guerra Mundial. Organizado pelo governo de Vladimir Putin (Rússia Unida, centro), o evento na Praça Vermelha reuniu representantes de 29 nações, sendo 18 classificadas como autocracias, regimes marcados por restrições à imprensa e à oposição.
As cerimônias começaram com a marcha da guarda de honra, que exibiu a bandeira russa e a bandeira soviética, esta última hasteada pelo Exército Vermelho no Reichstag, em Berlim, em 2 de maio de 1945, simbolizando a derrota do nazismo. Mais de 10.000 militares russos, junto a soldados de nações aliadas da URSS na guerra, desfilaram com veículos e equipamentos das Forças Armadas.
Em seu discurso, Putin afirmou que “a Rússia sempre será uma barreira contra o nazismo, a russofobia e o antissemitismo”, prometendo combater “ideias agressivas e destrutivas”. Sobre a guerra na Ucrânia, chamada por ele de “operação militar especial”, declarou que “a justiça e a verdade” estão com a Rússia, destacando o apoio da sociedade russa aos militares e sua “coragem inabalável”.
Lula e outros líderes assistiram ao desfile de uma tribuna em frente ao Mausoléu de Lenin, líder histórico da União Soviética. Após a parada militar, as autoridades participaram de um minuto de silêncio em memória das vítimas do conflito e depositaram flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, no Jardim de Alexandre.
Ao final, Putin recebeu os convidados no Palácio do Kremlin para um almoço e discussões diplomáticas, consolidando os laços com os líderes presentes.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...