Lula fica bravo em voo e repreende ministros por vazamento de conversa na China

No avião, Lula confrontou os ministros presentes, chamando o vazamento de “deslealdade grave”
Por: Brado Jornal 15.mai.2025 às 15h10
Lula fica bravo em voo e repreende ministros por vazamento de conversa na China
Da esquerda para a direita, a primeira-dama Janja, o presidente Lula, o líder chinês Xi Jinping e sua esposa, Peng Liyuan, em evento em Pequim - Ricardo Stuckert/Divulgação PR

Durante o voo de retorno da China ao Brasil, na madrugada de quinta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou indignação com o vazamento de uma conversa privada que teve com a primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, e o presidente chinês, Xi Jinping. O diálogo, ocorrido em um jantar restrito na terça-feira (13), tratava da rede social TikTok e foi marcado por uma suposta crítica de Janja, que, segundo um participante, gerou constrangimento. Lula, porém, negou qualquer tensão, afirmando que ele próprio trouxe o tema à tona e que a narrativa sobre Janja é injusta.

No avião, Lula confrontou os ministros presentes, chamando o vazamento de “deslealdade grave”. “É inadmissível que alguém que escolhi a dedo para esse jantar quebre minha confiança atacando minha esposa”, declarou, segundo relatos de um integrante da comitiva. Ele destacou que ataques a Janja o afetam diretamente, mas descartou abrir investigações formais, como uma CPI, ou exigir a verificação de celulares. Ainda assim, reforçou a gravidade do episódio.

Apenas cinco dos onze ministros que acompanharam Lula na viagem estiveram no jantar: Simone Tebet (Planejamento), Carlos Fávaro (Agricultura), Mauro Vieira (Relações Internacionais), Alexandre Padilha (Saúde) e Rui Costa (Casa Civil). Questionados, Padilha disse que recebeu mensagens de jornalistas, mas não respondeu; Tebet relatou não ter retornado ligações; Vieira negou contatos com a imprensa; e Fávaro admitiu uma conversa com um repórter, mas sem fornecer detalhes. Rui Costa, apontado como possível responsável pelo vazamento, negou categoricamente qualquer envolvimento.

O clima, inicialmente tenso, aliviou com o passar do tempo. O ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) brincou, agradecendo por não ter sido convidado ao jantar, arrancando risadas. Alguns sugeriram, em tom de brincadeira, que o superintendente da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, presente no voo, investigasse o caso. Janja, por sua vez, manteve a serenidade em conversas com os ministros. Ao desembarcar, Lula já demonstrava bom humor, conforme relatos da comitiva.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Silêncio do PGR diante do escândalo Vorcaro e ministros do STF inquieta brasileiros
Revelações sobre relações entre banqueiro e autoridades do judiciário geram questionamentos sobre demora em investigações urgentes
Defesa de Vorcaro solicita ao STF apuração de vazamentos sigilosos
Advogados pedem investigação sobre origem de divulgações de mensagens de celulares apreendidos, alegando violação de dever de sigilo por autoridades e prejuízo ao processo
Amiga de Lulinha envia recado ameaçador cobrando proteção de emissários de Lula
Roberta Luchsinger, investigada em esquema de fraudes no INSS, alertou que não cairá sozinha e exige amparo em meio a quebras de sigilo autorizadas pelo STF
Carregando..