Especulação sobre Rui Costa na disputa pelo governo da Bahia incomoda aliados de Jerônimo

A possibilidade de o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT)
Por: Brado Jornal 21.mai.2025 às 11h13 - Atualizado: 21.mai.2025 às 11h14
Especulação sobre Rui Costa na disputa pelo governo da Bahia incomoda aliados de Jerônimo
Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e ministro Rui Costa Crédito: Paula Fróes/ARQUIVO CORREIO
Rumores sobre uma possível candidatura do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), ao governo da Bahia em 2026 geraram tensões no grupo político do atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT). A polêmica começou após o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, publicar que Rui estaria disposto a concorrer ao Senado, mas não descartava disputar o Palácio de Ondina caso a gestão de Jerônimo enfrentasse baixa popularidade e desgaste político.

Na segunda-feira, 19 de maio de 2025, Jerônimo reagiu aos boatos, tentando abafá-los: “Não vou desperdiçar energia com especulações que não levam a nada”, afirmou, negando que Rui tenha expressado interesse em concorrer ao governo. Nos bastidores, porém, a possibilidade de Rui ser uma alternativa à reeleição de Jerônimo continua sendo debatida, causando desconforto entre aliados.

A oposição aproveitou a situação para criticar o governo petista. O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) usou a rede social X para afirmar que a especulação reflete o “fracasso” da administração de Jerônimo. “A notícia de Lauro Jardim sobre Rui Costa na disputa pelo governo mostra que o PT reconhece o insucesso do atual governador”, escreveu.

A ideia de Rui Costa como candidato não é novidade e já foi rejeitada pelo senador Jaques Wagner (PT), que defende o direito de Jerônimo buscar a reeleição. No entanto, aliados relatam que Rui estaria insatisfeito com a gestão, criticando o foco de Jerônimo em agendas externas em detrimento da administração estadual. Essa movimentação, segundo correligionários, provoca “instabilidade desnecessária” no governo.

Para conter os rumores, o PT mobilizou lideranças para apoiar Jerônimo. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, saiu em defesa da candidatura à reeleição do governador. Já na terça-feira, 20 de maio, Rui Costa tentou esclarecer sua posição, reforçando que seu objetivo é concorrer ao Senado e criticando a imprensa, em especial Lauro Jardim. “Estou focado na disputa pelo Senado. Qualquer outra notícia não reflete minha intenção”, declarou o ministro.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..