OAB repudia possível sanção de Trump contra Moraes

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manifestou-se na quinta-feira, 22 de maio de 2025, em apoio ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)
Por: Brado Jornal 23.mai.2025 às 11h51
OAB repudia possível sanção de Trump contra Moraes
(Imagem: Reprodução/Instagram | Antonio Augusto/STF)
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manifestou-se na quinta-feira, 22 de maio de 2025, em apoio ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, frente à ameaça do governo de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, de aplicar sanções ao magistrado. A declaração veio após o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmar na quarta-feira, 21 de maio, que há “grande possibilidade” de punir Moraes com base na Global Magnitsky Act, legislação dos EUA que pune supostas violações de direitos humanos.

Em comunicado oficial (PDF – 146 kB), assinado por Marcus Vinícius Furtado Coêlho, presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB, a entidade classificou a fala de Rubio como uma afronta à soberania brasileira e ao Judiciário nacional. “Nenhum país estrangeiro tem o direito de tentar impor práticas punitivas extraterritoriais ao Brasil, desrespeitando nossa autonomia. É inaceitável qualquer tentativa de tratar o Brasil como uma nação submissa. Somos soberanos e não toleramos interferências em nossa jurisdição”, destacou Coêlho.

A OAB reforçou que apenas o Brasil possui legitimidade para julgar e responsabilizar seus agentes públicos. A nota também reiterou o compromisso da Ordem com a defesa da soberania nacional, da independência das instituições e dos princípios que regulam as relações entre países soberanos.

A possível sanção mencionada por Rubio implicaria restrições severas, como proibição de entrada nos EUA, congelamento de bens e ativos em território americano e impedimento de transações com cidadãos ou empresas dos Estados Unidos. Recentemente, a OAB enfrentou críticas de advogados por não se posicionar de forma mais contundente contra a decisão do STF de proibir gravações de sessões de depoimentos de testemunhas no julgamento da tentativa de golpe, embora permita a presença de público, incluindo jornalistas, sem o uso de celulares.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Uma sindicância recomenda ao São Paulo a revisão de contratos firmados por diretores ligados a irregularidades
Recomendação aponta revisão de acordos e possível exclusão de envolvidos do conselho
Jerônimo Rodrigues sanciona orçamento de R$ 77,3 bilhões para a Bahia em 2026
Lei aprovada na Assembleia define receitas e despesas do estado para o próximo ano; valor representa aumento de 12,5% em relação ao orçamento de 2025
Trump assina lei para leite integral em escolas
Rfk Jr. celebra revogação de medida da era Obama como correção a erro em saúde infantil
Banco Central decreta liquidação extrajudicial da Advanced Corretora de Câmbio
Medida ocorre por grave comprometimento financeiro e violações às regras do sistema financeiro nacional; corretora tem baixa relevância no mercado
Malafaia acusa Damares de oportunismo político
Pastor critica senadora por requerimentos sobre igrejas e pastores em CMPI
Lula reúne Moraes, PF e Receita após inquérito sobre vazamento
Encontro no Planalto discute crime organizado em meio a investigação aberta por Moraes no caso Master
Carregando..