OAB repudia possível sanção de Trump contra Moraes

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manifestou-se na quinta-feira, 22 de maio de 2025, em apoio ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)
Por: Brado Jornal 23.mai.2025 às 11h51
OAB repudia possível sanção de Trump contra Moraes
(Imagem: Reprodução/Instagram | Antonio Augusto/STF)
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manifestou-se na quinta-feira, 22 de maio de 2025, em apoio ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, frente à ameaça do governo de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, de aplicar sanções ao magistrado. A declaração veio após o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmar na quarta-feira, 21 de maio, que há “grande possibilidade” de punir Moraes com base na Global Magnitsky Act, legislação dos EUA que pune supostas violações de direitos humanos.

Em comunicado oficial (PDF – 146 kB), assinado por Marcus Vinícius Furtado Coêlho, presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB, a entidade classificou a fala de Rubio como uma afronta à soberania brasileira e ao Judiciário nacional. “Nenhum país estrangeiro tem o direito de tentar impor práticas punitivas extraterritoriais ao Brasil, desrespeitando nossa autonomia. É inaceitável qualquer tentativa de tratar o Brasil como uma nação submissa. Somos soberanos e não toleramos interferências em nossa jurisdição”, destacou Coêlho.

A OAB reforçou que apenas o Brasil possui legitimidade para julgar e responsabilizar seus agentes públicos. A nota também reiterou o compromisso da Ordem com a defesa da soberania nacional, da independência das instituições e dos princípios que regulam as relações entre países soberanos.

A possível sanção mencionada por Rubio implicaria restrições severas, como proibição de entrada nos EUA, congelamento de bens e ativos em território americano e impedimento de transações com cidadãos ou empresas dos Estados Unidos. Recentemente, a OAB enfrentou críticas de advogados por não se posicionar de forma mais contundente contra a decisão do STF de proibir gravações de sessões de depoimentos de testemunhas no julgamento da tentativa de golpe, embora permita a presença de público, incluindo jornalistas, sem o uso de celulares.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ministra do TSE defende cassação do mandato de Cláudio Castro
Acusações de irregularidades eleitorais em 2022 param julgamento após voto inicial pela condenação
Detenção na CPI do INSS: Líder de organização pesqueira é detido por declarações falsas
Acusado de ocultar ligações com esquema de fraudes, Abraão Lincoln enfrenta prisão em flagrante após oitiva que expôs movimentações suspeitas de centenas de milhões
Polícia federal examina repasses de 92 parlamentares por determinação de Dino e avalia instauração de apurações adicionais
Parlamentares e Cidades Buscam Corrigir Aplicação de Recursos Após Revelação de Apurações
Zohran Mamdani conquista prefeitura de Nova York em revés para Trump
Ascensão surpreendente de um progressista na maior metrópole americana
Aliados de Bolsonaro preveem ida à Papuda na próxima semana
Expectativa de transferência após decisão do STF divide opiniões na Corte e no entorno do ex-presidente
Pagamentos do INSS de novembro de 2025 começam no dia 24 e se estendem até dezembro
Metade dos beneficiários só recebe em dezembro devido ao escalonamento por dígito do Número de Benefício
Carregando..