OAB repudia possível sanção de Trump contra Moraes

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manifestou-se na quinta-feira, 22 de maio de 2025, em apoio ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)
Por: Brado Jornal 23.mai.2025 às 11h51
OAB repudia possível sanção de Trump contra Moraes
(Imagem: Reprodução/Instagram | Antonio Augusto/STF)
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manifestou-se na quinta-feira, 22 de maio de 2025, em apoio ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, frente à ameaça do governo de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, de aplicar sanções ao magistrado. A declaração veio após o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmar na quarta-feira, 21 de maio, que há “grande possibilidade” de punir Moraes com base na Global Magnitsky Act, legislação dos EUA que pune supostas violações de direitos humanos.

Em comunicado oficial (PDF – 146 kB), assinado por Marcus Vinícius Furtado Coêlho, presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB, a entidade classificou a fala de Rubio como uma afronta à soberania brasileira e ao Judiciário nacional. “Nenhum país estrangeiro tem o direito de tentar impor práticas punitivas extraterritoriais ao Brasil, desrespeitando nossa autonomia. É inaceitável qualquer tentativa de tratar o Brasil como uma nação submissa. Somos soberanos e não toleramos interferências em nossa jurisdição”, destacou Coêlho.

A OAB reforçou que apenas o Brasil possui legitimidade para julgar e responsabilizar seus agentes públicos. A nota também reiterou o compromisso da Ordem com a defesa da soberania nacional, da independência das instituições e dos princípios que regulam as relações entre países soberanos.

A possível sanção mencionada por Rubio implicaria restrições severas, como proibição de entrada nos EUA, congelamento de bens e ativos em território americano e impedimento de transações com cidadãos ou empresas dos Estados Unidos. Recentemente, a OAB enfrentou críticas de advogados por não se posicionar de forma mais contundente contra a decisão do STF de proibir gravações de sessões de depoimentos de testemunhas no julgamento da tentativa de golpe, embora permita a presença de público, incluindo jornalistas, sem o uso de celulares.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump celebra decisão de West Point em cancelar evento de premiação para Tom Hanks
Entenda o que motivou a mudança na academia militar mais antiga dos Estados Unidos
Kleber Rosa desiste de governo e foca em vaga de deputado em 2026
PSOL planeja fortalecer bancada legislativa com estratégia eleitoral na Bahia
Moraes aponta ameaças de Bolsonaro ao STF em julgamento sobre tentativa de golpe
Moraes também trouxe à tona um discurso de Bolsonaro durante ato no feriado de 7 de setembro de 2021
Wilker Leão, youtuber expulso da UnB, enfrenta afastamento de até 3 anos
Processo disciplinar resulta em exclusão do estudante de História da universidade
Carlos Lupi afirma que Lula não foi alertado sobre irregularidades no INSS
Ex-ministro da Previdência relata que discussões com o presidente se restringiam a temas amplos; detalhes do caso só emergiram com ação policial
Contratos de R$ 58 milhões geram controvérsia em Jequié
Terceirização de serviços municipais levanta dúvidas na população
Carregando..