Pesquisa Quaest revela rejeição a candidaturas de Lula e Bolsonaro em 2026

O estudo, encomendado pela Genial Investimentos, entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre 29 de maio e 1º de junho, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%
Por: Brado Jornal 06.jun.2025 às 07h55
Pesquisa Quaest revela rejeição a candidaturas de Lula e Bolsonaro em 2026
Foto: Ton Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo; Reuters/Adriano Machado

Uma pesquisa realizada pela Quaest, publicada nesta quinta-feira (5), indica que a maioria dos brasileiros é contrária à participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de 2026. Segundo o levantamento, 66% dos entrevistados rejeitam a candidatura de Lula à reeleição, enquanto 65% acreditam que Bolsonaro, atualmente inelegível até 2030 por decisão da Justiça Eleitoral, deveria apoiar outro nome em vez de concorrer.

Apoio e rejeição a Lula e Bolsonaro

O estudo, encomendado pela Genial Investimentos, entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre 29 de maio e 1º de junho, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Os dados mostram que 32% dos brasileiros apoiam a reeleição de Lula, enquanto 26% defendem que Bolsonaro mantenha sua candidatura, mesmo sem condições legais para disputar.  

Entre os eleitores que se identificam como “lulistas/petistas”, 15% são contrários à nova candidatura de Lula. Já no grupo “não lulista, mas mais à esquerda”, 37% também rejeitam a ideia de o presidente concorrer novamente. No espectro político oposto, 55% dos que se declaram “não bolsonaristas, mas mais à direita” preferem que Bolsonaro abra mão de uma candidatura, enquanto 43% defendem sua permanência. Entre os “bolsonaristas”, 58% apoiam a manutenção do nome de Bolsonaro, contra 38% que sugerem apoio a outro candidato. A margem de erro para esses subgrupos é maior que a geral, mas não foi especificada.

Alternativas na direita

Na ausência de Bolsonaro, o levantamento perguntou quem deveria representar a direita na disputa presidencial. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lidera com 17%, seguido de perto pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com 16%, empatados dentro da margem de erro. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), aparece com 11%, enquanto o empresário Pablo Marçal (PRTB), que enfrenta inelegibilidade por decisão judicial ainda em tramitação, registra 7%.  

Outros nomes mencionados incluem Ronaldo Caiado (União) com 5%, Eduardo Bolsonaro (PL) e Eduardo Leite (PSDB) com 4% cada, e Romeu Zema (Novo) com 3%. A pesquisa também aponta que 16% rejeitam todos os nomes listados, e 15% não souberam ou não responderam.

Comparação com pesquisa anterior

Em relação ao levantamento de abril, Tarcísio de Freitas subiu de 15% para 17%, e Michelle Bolsonaro passou de 14% para 16%. Ratinho Júnior cresceu de 9% para 11%, enquanto Pablo Marçal caiu de 11% para 7%. A rejeição a todos os nomes diminuiu de 19% para 16%, e a indefinição caiu de 16% para 15%.

Os resultados reforçam o cenário de polarização política no Brasil e indicam um desejo por renovação de lideranças, com nomes como Tarcísio e Michelle ganhando destaque na direita, enquanto a esquerda ainda enfrenta resistência à continuidade de Lula.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..