Senador Miguel Uribe segue em estado crítico após atentado em Bogotá

De acordo com o jornal El Espectador, o senador foi atingido por cinco ou seis disparos. Ele foi encaminhado em estado crítico para a Fundação Santa Fé de Bogotá, onde passou por cirurgias de emergência
Por: Brado Jornal 09.jun.2025 às 10h47
Senador Miguel Uribe segue em estado crítico após atentado em Bogotá
Foto: Reprodução Redes Sociais

O pré-candidato à Presidência da Colômbia e senador pelo Centro Democrático, Miguel Uribe, permanece em estado de saúde gravíssimo, com prognóstico reservado, conforme informado em boletim médico divulgado no domingo (8.jun.2025). Uribe foi vítima de um atentado no sábado (7.jun), quando foi baleado durante um evento político no bairro Fontibón, em Bogotá, capital colombiana.

De acordo com o jornal El Espectador, o senador foi atingido por cinco ou seis disparos. Ele foi encaminhado em estado crítico para a Fundação Santa Fé de Bogotá, onde passou por cirurgias de emergência. O boletim médico, assinado pelo diretor médico Adolfo Llinás Volpe, detalha a gravidade do caso:



Nota médica oficial da Fundação Santa Fé de Bogotá em português;

“A Fundação Santa Fé de Bogotá, com a autorização da família, informa que o paciente Miguel Uribe Turbay deu entrada em estado crítico no atendimento de urgência na noite de ontem. Foram realizadas todas as avaliações por diversas especialidades. Foi levado à cirurgia de maneira imediata para realizar o controle inicial de danos.

“Finalizados os procedimentos, sendo eles neurocirúrgicos e na coxa esquerda, foi transferido à unidade de terapia intensiva no pós-operatório. O estado é de gravidade máxima e o diagnóstico está sob reserva.

“Atenciosamente, 

“Dr. Adolfo Llinás Volpe

“Diretor médico

“Fundação Santa Fé de Bogotá”.

Reações ao atentado

O governo colombiano, por meio de nota oficial, condenou veementemente o ataque ao senador, que é conhecido por suas críticas ao presidente Gustavo Petro, do partido Colômbia Humana. O comunicado presidencial reforça o compromisso com a proteção de líderes políticos e a promoção da paz:  

“O governo do presidente Petro reitera seu compromisso irrestrito com a proteção de todos os líderes políticos, sociais e cidadãos que exercem seus direitos dentro da Constituição e da Lei. A paz, a convivência e o respeito às diferenças são pilares fundamentais para a construção de uma sociedade justa e democrática”.  

Em sua conta no X, Petro expressou solidariedade, pedindo respeito à vida e destacando que “o país não deve matar seus filhos, porque eles são nossos filhos também”. Filho da jornalista Diana Turbay, assassinada em 1991, Uribe é uma figura de destaque na política colombiana, e o atentado reacende debates sobre a segurança de líderes políticos no país.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Fernando Haddad ganha autorização para entrar nos Estados Unidos
Renovação de permissão permite agenda internacional em meio a tensões diplomáticas
Manifestação em apoio a Bolsonaro atrai 48.800 pessoas na Avenida Paulista em meio a tensão no STF
Julgamento da 1ª Turma pode definir condenação ou absolvição do ex-presidente por suposta tentativa de golpe
Juventude baiana e vereadores em foco para 2026
Mapeamento estratégico e ambições políticas
Julgamento de Bolsonaro e réus por tentativa de golpe no STF gera dúvidas sobre possível prisão
Somente após a análise de todos os recursos, e se forem negados, o processo alcançará o trânsito em julgado, momento em que não há mais possibilidade de apelação.
Movimento político não consegue adotar verde e amarelo em protesto
Vermelho domina manifestação em São Paulo, apesar de esforços para usar cores nacionais
Senador Otto Alencar descarta anistia irrestrita e defende punição a ataques contra democracia
Presidente da CCJ do Senado critica proposta em tramitação na Câmara e reforça compromisso com a justiça
Carregando..