O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria contatado a deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) no início de junho para comunicar sua intenção de lançar o filho Carlos Bolsonaro (PL-RJ), atualmente vereador no Rio de Janeiro, como candidato ao Senado por Santa Catarina nas eleições de 2026. A informação foi publicada neste sábado (14.jun.2025) pela coluna de Igor Gadelha, do jornal Metrópoles.
Estratégia familiar e pressão sobre Zanatta
Bolsonaro propôs que Zanatta, que planejava concorrer a uma das duas vagas ao Senado pelo estado, desistisse da disputa e buscasse a reeleição para a Câmara dos Deputados. Em resposta, a deputada considerou a possibilidade de migrar para outros partidos, como PP ou União Brasil, e já iniciou conversas com essas siglas, embora ainda não tenha definido seu futuro político.
O plano do ex-presidente inclui fortalecer sua influência no Senado em 2026, com a possível candidatura dos três filhos à Casa Alta. Flávio Bolsonaro (PL-RJ), já senador, deve buscar a reeleição, enquanto Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal licenciado e residente nos Estados Unidos desde março de 2025, pode disputar uma vaga por São Paulo. Carlos, por sua vez, seria o representante da família em Santa Catarina, ao lado da deputada Caroline de Toni (PL-SC).
Investigação contra Eduardo
Paralelamente, Eduardo Bolsonaro enfrenta um inquérito aberto em 26 de maio pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). A investigação apura supostas ações do deputado contra autoridades brasileiras enquanto está nos Estados Unidos.
Objetivo de Bolsonaro
A movimentação de Bolsonaro reflete sua estratégia de consolidar uma base sólida no Senado, ampliando o peso político de sua família e aliados. A decisão de lançar Carlos em Santa Catarina, porém, pode gerar tensões internas no PL, especialm
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...