Itamaraty não custeará traslado de Juliana Marins, e oposição critica governo Lula

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que não arcará com os custos para trazer ao Brasil o corpo de Juliana Marins, brasileira de 26 anos que faleceu na Indonésia
Por: Brado Jornal 26.jun.2025 às 07h16
Itamaraty não custeará traslado de Juliana Marins, e oposição critica governo Lula
Reprodução/Redes sociais

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que não arcará com os custos para trazer ao Brasil o corpo de Juliana Marins, brasileira de 26 anos que faleceu na Indonésia. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a legislação vigente determina que as despesas de traslado sejam responsabilidade da família. A decisão gerou críticas de deputados da oposição, que usaram as redes sociais para questionar a postura do governo.

Juliana, vítima de uma queda em uma área remota do vulcão Rinjani, teve sua morte confirmada na terça-feira (24.jun.2025), após quatro dias de buscas intensas, interrompidas por condições climáticas adversas. O corpo, localizado a cerca de 1 km da trilha principal, foi resgatado por voluntários na quarta-feira (25.jun). A Embaixada do Brasil em Jacarta enviou três representantes ao local, a 1.200 km da capital, para prestar assistência consular, conforme permitido pelo decreto 9.199 de 2017.

O decreto, em seu artigo 257, estabelece que o apoio consular inclui acompanhamento em casos de acidentes, falecimentos, prisões ou catástrofes, mas exclui o pagamento de despesas com traslado de corpos ou sepultamento, salvo em situações humanitárias excepcionais. Em nota, o Itamaraty expressou condolências: “transmite suas condolências aos familiares e amigos da turista brasileira pela imensa perda nesse trágico acidente”.

A família de Juliana recebeu uma oferta de ajuda do ex-jogador Alexandre Pato para custear o transporte do corpo. Segundo a assessoria do SBT, ligada à família de Rebeca Abravanel, esposa de Pato, ele já contatou os familiares, mas ainda não há confirmação se a proposta foi aceita. “Como é algo pessoal, ele prefere não comentar [sobre o assunto]”, informou a emissora ao UOL.

Oposição aponta contradição

Parlamentares contrários ao governo Lula criticaram a falta de suporte financeiro para o traslado de Juliana, comparando o caso ao da ex-primeira-dama peruana Nadine Heredia. Eles alegam que o Planalto agiu com rapidez para conceder asilo diplomático a Heredia, condenada por corrupção, e enviou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para buscá-la. Nadine e seu marido, o ex-presidente peruano Ollanta Humala (2011-2016), foram sentenciados a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro na campanha de 2011. Em 20 de maio, o ministro Mauro Vieira defendeu a decisão em audiência na Câmara dos Deputados.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Movimento político não consegue adotar verde e amarelo em protesto
Vermelho domina manifestação em São Paulo, apesar de esforços para usar cores nacionais
Vitória do peronismo nas legislativas de Buenos Aires representa revés para Milei em meio a escândalos
Coalizão de Cristina Kirchner lidera com ampla margem e fortalece oposição antes de pleito nacional
Aldo Rebelo avalia pacificação e critica STF em Feira de Santana
União nacional é essencial para superar divisões, diz ex-senador
Deputado do Pt avalia que rompimento com federação União Progressista facilita execução de políticas públicas
Impacto da decisão dos partidos na articulação governista e críticas à proposta de perdão aos envolvidos em atos antidemocráticos
Carregando..