Kleber Rosa é apontado como pré-candidato do PSOL ao governo da Bahia

O meio ambiente é rifado em favor do agronegócio e das grandes empresas com aval do governo
Por: Brado Jornal 02.jul.2025 às 08h18
Kleber Rosa é apontado como pré-candidato do PSOL ao governo da Bahia
Foto: Jorge Jesus/bahia.ba

Setores internos do PSOL lançaram um manifesto defendendo a pré-candidatura de Kleber Rosa ao governo da Bahia em 2026, destacando a necessidade de uma alternativa popular e de esquerda para enfrentar os desafios do estado após duas décadas de gestões do PT.

O documento critica a condução dos governos petistas em áreas como segurança pública, educação e meio ambiente, afirmando que “há um genocídio em curso na Bahia” contra a juventude negra, além de apontar os baixos índices educacionais e a priorização do agronegócio em detrimento do meio ambiente. “O meio ambiente é rifado em favor do agronegócio e das grandes empresas com aval do governo”, diz o manifesto.

Kleber Rosa, que concorreu ao governo estadual em 2022, obtendo 48.239 votos (quarto lugar), e à Prefeitura de Salvador em 2024, alcançando o segundo lugar com 138.610 votos, superando Geraldo Júnior (MDB), apoiado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou à Política Livre que a pré-candidatura ainda não é definitiva. “A pré-candidatura está sendo apresentada por um conjunto de organizações do partido, mas ainda não é definitiva porque teremos no final do ano a convenção partidária que vai definir o nome. É possível (e provável) que outros nomes se apresentem para a disputa interna, como é tradição no PSOL”, explicou.

O manifesto destaca a resistência da Bahia contra o fascismo, celebrando a vitória de Lula em 2022, com Salvador como a capital mais “lulista” do país. Contudo, critica os 20 anos de gestões do PT no estado, apontando políticas de segurança pública letais, sucateamento dos serviços públicos e descaso com a educação. “Queremos Kleber Rosa para governador! Esse projeto, com uma candidatura popular, com participação dos movimentos sociais e equidade de gênero, tem abrigo no partido de todas as lutas e tem a cara do PSOL!”, reforça o texto.

Manifesto na íntegra:

A Bahia foi e continua sendo uma grande trincheira de resistência contra as ideias fascistas que ecoam no Brasil nos últimos anos, protagonizadas pela extrema direita. “Aqui é Bahia, e na Bahia fascista não se cria!” Foram as palavras de ordem que ganharam as ruas em todos os atos de protesto contra os desmandos e absurdos desferidos pelo governo Bolsonaro. Mobilizações que alicerçaram a vitória esmagadora de Lula em nosso estado, em 2022, tendo Salvador como a capital mais “Lulista” do Brasil.

Manter viva a compreensão crítica e a consciência do povo baiano para derrotar a extrema direita a nível nacional continuará sendo o maior desafio da política em 2026. E essa tarefa precisa ser acompanhada por um balanço honesto, crítico e necessário sobre os 20 anos de governos estaduais liderado pelo PT na Bahia que, embora seja uma contenção para o retorno de um projeto das velhas oligarquias e aprofundamento da miséria, implementa políticas nocivas para avanços sociais, econômicos e de garantia da vida do nosso povo, evidenciados principalmente nas políticas de segurança pública, educação, meio ambiente e serviços públicos que estão cada dia mais distantes de um projeto popular, que coloque a garantia da vida no centro das prioridades.

Há um genocídio em curso na Bahia, que tem como alvo, principalmente, a juventude negra que vive nas periferias das grandes cidades. Essa realidade deriva da política de segurança pública focada na letalidade, materializada principalmente na ação da Polícia Militar e que vem se intensificando nos últimos anos. São 9 anos seguidos liderando o triste anuário de segurança pública como a PM que mais mata no Brasil, em números absolutos, mesmo sendo apenas o 4º estado em população. Há um projeto em curso que precisa ser interrompido e superado, com urgência! O povo baiano quer viver e com segurança!

A Bahia ocupou os piores índices de educação (IDEB) no Brasil, onde a falta de valorização dos docentes da educação básica e o descaso com as Universidades Estaduais Baianas nas últimas décadas, tornam ineficazes as pequenas sinalizações progressistas na pasta da educação promovida pelo atual governo Jerônimo. Junto a isso, o sucateamento do serviço público, com precarização do trabalho, ausência de concurso e financiamento da parceria privada, indicam as escolhas privatistas dos últimos 20 anos.

O meio ambiente é rifado em favor do agronegócio e das grandes empresas com aval do governo. Os povos e comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas e ribeirinhos são as vítimas imediatas das escolhas de governar para o agro, cedendo terra, água e licenças ambientais absurdas para favorecer o lucro de poucos em detrimento da saúde do população baiana e consequentemente do planeta, mesmo no cenário de emergência climática.

Diante desse cenário, é preciso construir e apontar um projeto alternativo, popular e à esquerda, que rompa com a lógica dos pactos com a velha política oligárquica. Forjar aliança permanente com os movimentos sociais, os ativistas e a intelectualidade orgânica da Bahia é fundamental para um futuro de direitos, onde o povo baiano possa viver com dignidade plena.

A Bahia pode mais! Queremos o povo negro vivo e com direitos. Queremos um programa ecossocialista que rompa o agronegócio. Queremos mulheres livres do horror do feminicídio. Queremos a população LGBTQIA+ com oportunidade. Queremos emprego e renda. Queremos educação e serviço público de qualidade.

Queremos Kleber Rosa para governador!

Esse projeto, com uma candidatura popular, com participação dos movimentos sociais e equidade de gênero, tem abrigo no partido de todas as lutas e tem a cara do PSOL!

Assinam:

Resistência-PSOL

Insurgência-PSOL

Subverta-PSOL

Fortalecer-PSOL

Coletivo Palmares Resiste-PSOL

Frente Nacional de Lutas-FNL




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Fórum de Lisboa atrai 150 autoridades brasileiras com custos sob escrutínio
Lewandowski, antes do fórum, estará no Seminário de Verão da Universidade de Coimbra, com despesas pagas pelo Instituto de Pesquisa e Estudos Jurídicos Avançados
Jhon Arias brilha como destaque do Fluminense na Copa do Mundo de Clubes
Apesar de seu talento inegável, Arias mantém um perfil reservado, longe de polêmicas ou holofotes desnecessários
Lula confirma presença no desfile de 2 de Julho em Salvador
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará, pelo quarto ano consecutivo, das celebrações dos 202 anos da Independência da Bahia, em Salvador, no dia 2 de julho
Governo Lula recorre ao STF para reverter derrubada de decreto do IOF
Messias destacou que a ação visa defender as atribuições do Executivo
Governo Lula libera R$ 474,5 milhões em emendas, com Alcolumbre recebendo maior fatia
Na última semana, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensificou a liberação de emendas parlamentares, mas ainda enfrentou reveses no Congresso
Moraes nega pedido de Bolsonaro e critica tentativa de atrasar processo
Moraes, em sua decisão, foi enfático ao descartar manobras para retardar o andamento do processo
Carregando..