Boulos marca protesto na Paulista para apoiar taxação de super-ricos

O PT e seus aliados têm intensificado a discussão sobre a redistribuição da carga tributária no Brasil como parte de uma estratégia política para fortalecer Lula nas eleições de 2026
Por: Brado Jornal 03.jul.2025 às 08h40
Boulos marca protesto na Paulista para apoiar taxação de super-ricos
Foto: @guilhermeboulos.oficial

O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) anunciou um ato na avenida Paulista, em São Paulo, no dia 10 de julho, logo após o feriado de 9 de julho, para pressionar pela taxação dos super-ricos, proposta defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A manifestação, agendada nas proximidades do Masp, visa reforçar a narrativa de “nós contra eles”, com a esquerda representando os pobres e o Congresso associado à defesa dos ricos. O convite foi feito por Boulos em postagens no Instagram e no Facebook na quarta-feira (2.jul.2025).

O PT e seus aliados têm intensificado a discussão sobre a redistribuição da carga tributária no Brasil como parte de uma estratégia política para fortalecer Lula nas eleições de 2026. Desde 26 de junho, o partido lançou a campanha “Taxação BBB: Bilionários, Bancos e Bets”, com um vídeo produzido por inteligência artificial que mostra um diálogo em um bar, questionando por que pessoas comuns pagam mais impostos do que consumidores de produtos de luxo. A campanha compara a divisão de uma conta no “Boteco do Brasa” à desigualdade tributária, defendendo que o “novo IR” corrigiria uma “injustiça histórica”.

Na quarta-feira (2.jul.2025), durante evento em Salvador pela comemoração da Independência da Bahia, Lula exibiu um cartaz da “Taxação BBB” e publicou nas redes sociais: “Mais justiça tributária e menos desigualdade. É sobre isso”. Um vídeo do PT, divulgado em 27 de junho, reforça o embate entre pobres, retratados carregando pesados sacos de “imposto”, e ricos, representados como homens brancos de terno com sacos menores. No mesmo dia, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou que o ajuste fiscal deve corrigir desigualdades, com medidas voltadas para o “andar de cima” da sociedade.

A oposição reagiu. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicou um vídeo chamando a campanha de “blá-blá-blá” e acusando o governo Lula de enganar a população. A UPB, federação formada por União Brasil e Progressistas, também contra-atacou com um vídeo em 29 de junho, usando estética semelhante à do PT, mostrando o “povo” carregando sacos de “impostos” enquanto outros, rotulados como “gastos do governo”, sobrecarregam uma balança.

No Congresso, a proposta enfrenta resistência. Recentemente, um decreto presidencial que aumentava o IOF foi derrubado, gerando críticas ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Na terça-feira (1º.jul.2025), as hashtags “Congresso da mamata” e “Hugo Motta traidor” estiveram entre os temas mais comentados no X. A reforma tributária, que inclui a taxação dos ricos, será discutida na Câmara e no Senado no segundo semestre de 2025.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula acumula 117 dias fora do Brasil após viagem à Argentina
Durante o evento do Mercosul, Lula defendeu a importância do bloco como proteção contra guerras comerciais
Tensão entre Tarcísio e bolsonaristas atrasa votações em São Paulo
Nas últimas semanas, o grupo sinalizou descontentamento ao dificultar a aprovação de projetos prioritários do governo
Curupira, mascote da COP30, gera polêmica entre Nikolas Ferreira e Helder Barbalho
Nikolas Ferreira usou a rede X para criticar a escolha do personagem, descrito como um menino com cabelo de fogo, pés virados para trás e uma lança
Nikolas exige afastamento de assessor ligado a protesto no Itaú
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou, nesta quinta-feira (3.jul.2025), que solicitará a exoneração de Felipe Vono, assessor da deputada estadual Ediane Maria (Psol-SP), por suposto “desvio de função ou improbidade”
STF prorroga inquérito contra bolsonaristas por novos fatos, afirma Barroso
Barroso, que está em Portugal para o Fórum de Lisboa, conhecido como “Gilmarpalooza”, explicou que inicialmente planejava encerrar o inquérito com o ministro Alexandre de Moraes, mas a descoberta de novos elementos mudou os planos
Oposição critica acordo do STF que exclui ressarcimento do INSS do teto fiscal
A AGU justificou a necessidade de abrir crédito extraordinário por Medida Provisória, “dada a urgência e a imprevisibilidade do cenário que se revelou a partir das investigações policiais”
Carregando..