O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou ao Brasil na quinta-feira (3.jul.2025), desembarcando no Rio de Janeiro por volta das 18h30, após participar da Cúpula do Mercosul em Buenos Aires. Desde o início de seu terceiro mandato, em janeiro de 2023, Lula já passou 117 dias no exterior. Ele chegou à Argentina na quarta-feira (2.jul) e, em vez de retornar a Brasília, seguiu para o Rio, onde ocorrerá a cúpula do Brics nos dias 6 e 7 de julho.
Durante o evento do Mercosul, Lula defendeu a importância do bloco como proteção contra guerras comerciais. “O Mercosul blinda seus integrantes de guerras comerciais”, afirmou, em oposição à visão do presidente argentino Javier Milei (La Libertad Avanza), que indicou a possibilidade de deixar o bloco ao priorizar o “caminho da liberdade”.
Além da agenda oficial, Lula se encontrou com a ex-presidente argentina Cristina Kirchner (Partido Justicialista), que cumpre prisão domiciliar após condenação por desvio de recursos públicos. Com autorização judicial, o petista expressou apoio à ex-mandatária. “Sou amigo de Kirchner e vim prestar minha solidariedade”, disse Lula, que também posou para fotos com um cartaz com a frase “Cristina libre”, pedindo sua libertação.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...