Na última terça-feira (8.jul.2025), um jantar na residência do deputado federal Léo Prates (PDT), em Brasília, consolidou a reaproximação entre o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, e o ex-ministro João Roma. O evento, marcado por um clima descontraído, contou com a presença de deputados federais e do deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), pré-candidato a uma vaga na Câmara dos Deputados, e serviu como palco para articulações políticas visando as eleições de 2026.
Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de João Roma ocupar uma das vagas ao Senado na chapa que poderá ser liderada por ACM Neto. Embora o acordo ainda não esteja finalizado, a ideia ganhou força, especialmente porque a vice-candidatura deve ser destinada a um nome com perfil municipalista, representando o interior da Bahia, como o prefeito de Jequié, Zé Cocá, que tem recebido gestos públicos de apoio de Neto.
A composição da chapa reflete também os interesses do PL nacional, que busca ampliar sua influência no Senado, responsável por decisões legislativas cruciais. A reaproximação entre Neto e Roma marca o fim de um afastamento iniciado em 2021, quando Roma assumiu o Ministério da Cidadania no governo de Jair Bolsonaro, uma associação que Neto preferia evitar.
Em 2022, Roma concorreu ao governo da Bahia, ficando em terceiro lugar. Somados, os votos de Roma e Neto superaram os de Jerônimo Rodrigues (PT) no primeiro turno. A estratégia para 2026 visa unir as forças de oposição ao PT, que governa a Bahia há 20 anos consecutivos até o próximo pleito.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...