Em uma publicação nas redes sociais na terça-feira, 22 de julho de 2025, Bia Lula, neta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), compartilhou um vídeo ensaiado contendo uma imprecisão histórica. Ela afirmou que os Estados Unidos exploram o Brasil há 500 anos, embora o país norte-americano tenha sido fundado em 1776, existindo há 249 anos.
No vídeo, Bia critica as tarifas impostas pelo governo dos EUA a produtos brasileiros e a suposta ofensiva contra o Pix. Ela declarou: “Por 500 anos, nos escravizaram, nos exploraram, nos mantiveram de joelhos, e agora que levantamos a cabeça, eles querem nos quebrar.” Segundo Bia, o Pix, criado por técnicos do Banco Central do Brasil, é defendido por seu avô, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “já teria entregado tudo de bandeja para os americanos”.
A neta de Lula também comparou as posturas de Lula e Bolsonaro diante das ações norte-americanas: “Olha a diferença: quando Trump ataca o Pix, Bolsonaro fica quietinho, mas Lula bate o pé e diz: o Pix é do povo brasileiro. Quem conhece História, sabe: eles nunca quiseram diálogo.”
Bia ainda destacou que, ao contrário de Bolsonaro, Lula enfrenta o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, para manter o Pix gratuito. “Gente, o Pix foi criado pelo Banco Central, por técnicos brasileiros. E sabe quem está defendendo o Pix agora? Quem está enfrentando Trump para manter ele gratuito? É o Lula,” afirmou.
O vídeo, que lembra o estilo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) com fundo escuro, música dramática e legendas, gerou repercussão nas redes sociais.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...