A Justiça de São Paulo ordenou que o ex-procurador da Lava Jato e ex-deputado federal pelo Novo-PR, Deltan Dallagnol, pague R$ 135,4 mil ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por danos morais. A decisão, publicada em 25 de julho de 2025, fixa um prazo de 15 dias para o pagamento, com multa de 10% em caso de descumprimento. A informação foi confirmada pelo Poder360 após divulgação inicial pelo UOL.
O caso tem origem em 2016, quando Dallagnol apresentou um infográfico em PowerPoint durante uma coletiva da Lava Jato, ligando Lula a termos como “Petrolão”, “Mensalão”, “Governabilidade corrompida” e “Enriquecimento ilícito”. O slide fazia parte de uma denúncia sobre o tríplex no Guarujá. Lula, considerando o material ofensivo à sua honra, abriu um processo por danos morais no mesmo ano.
Após tramitar em várias instâncias, a ação chegou ao STF (Supremo Tribunal Federal). Em abril de 2024, a ministra Cármen Lúcia, relatora do caso na 1ª Turma, manteve a decisão da 4ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que determinou a indenização. Os ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes e Luiz Fux acompanharam o voto da relatora, enquanto Cristiano Zanin se declarou impedido, por ter sido advogado de Lula na Lava Jato.
Dallagnol reagiu à decisão em suas redes sociais, afirmando: “Eu fui condenado por fazer o que eu faria de novo 1.000 vezes se eu tivesse 1.000 vidas: colocar na cadeia e não na Presidência aqueles contra quem existem fortes provas de corrupção. Eu fiz a coisa certa, eu não me arrependo disso, e quem deveria ser condenado são os corruptos e aqueles que lhes garantem a impunidade suprema”.
O ex-procurador também agradeceu o apoio recebido, destacando que cerca de 12.000 pessoas doaram aproximadamente R$ 500 mil. Ele informou que o valor excedente à indenização será destinado a hospitais filantrópicos voltados para crianças com câncer e transtorno do espectro autista. “Como me comprometi publicamente, todo o valor excedente será doado a hospitais filantrópicos que tratam crianças com câncer e com transtorno do espectro autista. Oportunamente, eu vou prestar contas de todo valor”, declarou Dallagnol.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...