Salvador, 3 de agosto de 2025 – O Farol da Barra, em Salvador, foi palco neste domingo (3) de uma das maiores manifestações políticas dos últimos quatro anos na capital baiana. O evento “Reaja Brasil” reuniu milhares de pessoas em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A mobilização, marcada por faixas, cartazes e gritos de “Fora Lula” e “Fora Alexandre de Moraes”, destacou-se pela expressiva adesão popular e pela presença de lideranças políticas locais, como o deputado federal Capitão Alden (PL-BA).
O ato, que teve início às 9h, foi organizado por parlamentares baianos, incluindo o vereador Cezar Leite (PL) e o deputado estadual Leandro de Jesus (PL), ambos com forte atuação na mobilização conservadora na Bahia. Também marcou presença o deputado estadual Diego Castro (PL), reforçando o apoio à pauta bolsonarista. Em suas falas, os parlamentares criticaram o que chamam de “perseguição política” contra Bolsonaro, pediram anistia para os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 e denunciaram supostos abusos do Judiciário, com foco nas decisões de Alexandre de Moraes.
O deputado federal Capitão Alden, conhecido por sua postura combativa e alinhamento com o ex-presidente, foi uma das figuras centrais do evento. Em discurso, ele enfatizou a necessidade de resistência contra o que classificou como “autoritarismo judicial” e defendeu a liberdade de expressão como pilar da democracia. “Estamos aqui pelo Brasil, pela nossa liberdade e pelo nosso futuro. Não vamos aceitar que cerceiem nossos direitos ou persigam nossas lideranças”, declarou Alden, sendo ovacionado pelos manifestantes.
A participação de Alden no “Reaja Brasil” reforça sua posição como uma das principais lideranças conservadoras na Bahia, mobilizando apoiadores em um momento de tensão política no país, com Bolsonaro enfrentando medidas cautelares impostas pelo STF, como o uso de tornozeleira eletrônica e restrições de comunicação.
Apesar da forte presença de figuras do PL baiano, a ausência do presidente estadual do partido, João Roma, e de sua esposa, a deputada federal Roberta Roma, foi notada e comentada entre os presentes. Roma, que já havia se ausentado de outros atos bolsonaristas recentes, como a “Marcha pela Liberdade” no mesmo Farol da Barra em 27 de julho, não compareceu.
Segundo os organizadores, o “Reaja Brasil” no Farol da Barra superou as expectativas, reunindo milhares de pessoas e se consolidando como o maior ato político em Salvador desde 2021. A manifestação, que integrou uma agenda nacional de protestos em diversas capitais, teve como pautas principais a defesa de Bolsonaro, a crítica ao governo Lula e a pressão pelo impeachment de Alexandre de Moraes, acusado pelos manifestantes de promover censura e perseguição política.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...