Jair Bolsonaro informado sobre cela preparada pelo Exército para possível prisão

Ex-presidente, em prisão domiciliar, enfrenta julgamento por tentativa de golpe de Estado
Por: Brado Jornal 03.set.2025 às 08h58
Jair Bolsonaro informado sobre cela preparada pelo Exército para possível prisão
 (Isac Nóbrega/PR)
Durante uma recente visita de uma autoridade à sua residência, onde cumpre prisão domiciliar, o ex-presidente Jair Bolsonaro revelou ter sido informado de que o Exército já destinou uma cela para ele no Comando Militar do Planalto, em Brasília, caso seja condenado por tentativa de golpe de Estado. Segundo Bolsonaro, o local reservado está situado nas instalações do Quartel General do Exército, a cerca de sete quilômetros da Praça dos Três Poderes, próximo à área onde manifestantes acamparam antes dos atos de 8 de janeiro de 2023, que resultaram na invasão e depredação das sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente não divulgou a fonte da informação.

O julgamento de Bolsonaro, que teve início em 2 de setembro de 2025 na Primeira Turma do STF, é considerado um dos casos mais significativos da história recente do Brasil, devido às implicações políticas e institucionais, especialmente em relação às Forças Armadas. Especulações em Brasília apontam outras possibilidades para o cumprimento de uma eventual pena, como a Superintendência Regional da Polícia Federal, localizada a 11 quilômetros da Praça dos Três Poderes, ou o Complexo Penitenciário da Papuda, a 17 quilômetros do centro da capital. A Papuda conta com uma ala especial para presos vulneráveis, que poderia ser destinada ao ex-presidente, reduzindo riscos de protestos de apoiadores, como ocorreu durante a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Curitiba.

Outra possibilidade mencionada é a continuidade da prisão domiciliar, considerando o estado de saúde de Bolsonaro, que tem 70 anos e necessita de tratamento médico frequente. No entanto, a acusação de que ele teria planejado uma fuga para a Argentina em 2024 pesa contra essa alternativa, assim como o risco de que tente se refugiar em uma embaixada. “A avaliação é a de que é inviável manter em casa sobre eterna vigilância”, informou uma fonte próxima ao caso. Por outro lado, a custódia em uma unidade militar ou da Polícia Federal é vista como uma medida para conter tensões políticas, enquanto a prisão em uma penitenciária comum poderia intensificar conflitos.

Autoridades de segurança em Brasília estão se preparando para possíveis manifestações durante os dias do julgamento, que analisa as acusações de que Bolsonaro e parte da cúpula militar articularam ações para impedir a posse do governo eleito em 2022. A defesa do ex-presidente argumenta que as discussões sobre intervenção não passaram de “bravatas” e não se concretizaram em atos criminosos. O desfecho do julgamento determinará se Bolsonaro cumprirá pena em um dos locais mencionados ou permanecerá em regime domiciliar.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Augusto Lima convocado para depor na CPMI do INSS em 11 de março
Ex-sócio de Vorcaro e dono do Banco Pleno (ex-Voiter) deve comparecer à comissão que apura irregularidades no instituto; agenda inclui outros executivos do setor financeiro
Chefe de segurança de Vorcaro tenta suicídio na prisão da PF
Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão, conhecido como “Sicário” e coordenador do núcleo de intimidação da organização investigada, foi reanimado após tentativa na sede da Polícia Federal em Minas Gerais; caso é comunicado ao ministro André Mendonça, relator no STF.
Vorcaro critica Bolsonaro e o chama de idiota por postagem sobre o Banco Master
Empresário reclamou em mensagens privadas do impacto negativo da publicação do ex-presidente, que atribuiu suposta irregularidade ao 'sistema'; aliado Ciro Nogueira teria ligado para comentar o episódio
Bolsonaro relata na prisão temor por segurança de Flávio e critica falta de informações sobre política externa
Ex-presidente, detido na Papudinha desde janeiro, pede a aliados que alertem filho sobre riscos durante campanha; aliados mencionam pesadelos, soluços persistentes e sensação de isolamento
Senado aprova aumento progressivo da licença-paternidade até 20 dias
Projeto regulamenta benefício que hoje é de cinco dias e prevê escalonamento a partir de 2027; texto segue para sanção presidencial após aprovação simbólica
Lula e Paulo Okamotto transferiram mais de R$ 870 mil para conta de Lulinha, revela quebra de sigilo
Documentos bancários mostram depósitos do presidente e do amigo para filho em 2022 e 2023; recursos foram aplicados em fundos do Banco do Brasil, segundo portal Metrópoles
Carregando..