Júnior Friboi afirma que governo Trump absorveu visões enviesadas a respeito do Brasil

Irmão do empresário, Joesley, dialogou com o líder republicano antes de gestos positivos em direção a Lula; polarização interna e ambições políticas teriam afetado laços entre nações
Por: Brado Jornal 03.nov.2025 às 10h53
Júnior Friboi afirma que governo Trump absorveu visões enviesadas a respeito do Brasil
Foto: Divulgação
José Batista Júnior, mais conhecido como Júnior Friboi, revelou nesta sexta-feira (31 de outubro de 2025), durante um encontro em Londres, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua equipe foram expostos a narrativas enviesadas sobre o cenário brasileiro. Essa influência, segundo o empresário do setor de alimentos, pode ter contribuído para a decisão de impor tarifas de 50% sobre importações vindas do Brasil, anunciada em 9 de julho. Em papo com repórteres no evento Lide Brasil Reino Unido, Júnior Friboi detalhou que seu irmão, Joesley Batista, junto a executivos da JBS, teve uma oportunidade de apresentar ao republicano uma perspectiva mais equilibrada, destacando o papel do país como nação estável e relevante na região.

“Acho que tem algumas palavras, algumas conversas que não são compatíveis com a realidade do que nós estamos passando hoje. É basicamente isso, nada diferente do que nós [da família Batista] falamos para eles [do governo dos EUA] : que o Brasil é um país pacífico, o Brasil, é um país que hoje é muito importante para a América Latina, também para a América do Norte […] . E aí, o governo americano achou que é isso mesmo, acho que faz sentido o que nós estávamos falando”, expressou Júnior Friboi, enfatizando que Trump escutou com “toda a atenção” esses pontos positivos.

O diálogo de Joesley com Trump ocorreu antes de o presidente americano demonstrar interesse em uma aproximação com o presidente Lula, visando “bons negócios e um relacionamento sólido” entre os dois países. No entanto, o empresário apontou que visões distorcidas, possivelmente alimentadas pela intensa polarização política no Brasil e por estratégias para reconquistar influência, acabaram prejudicando essa ponte. “Não digo que [alguém] enganou [Trump] , mas acredito que, em função da polarização que o Brasil está hoje, da divisão política que o Brasil está hoje, algumas informações para alcançar o poder, para tentar voltar ao poder, acredito que fizeram toda influência”, comentou ele, sem apontar responsáveis específicos.

Apesar dos contratempos, Júnior Friboi identificou um lado inesperado nas tarifas americanas: elas impulsionaram a diversificação de mercados para a carne e outros itens exportados pelo Brasil. “Por um lado, é ruim porque você deixa de vender. Por outro lado, foi muito bom porque nós abrimos outros mercados, que nós não tínhamos. […] Essas tarifas impostas pelos Estados Unidos fizeram com que o mundo procurasse o Brasil”, observou. Ele reiterou que “tem muita coisa que estão dizendo para o governo americano que não é verdade”, o que agrava os mal-entendidos bilaterais.

O pronunciamento aconteceu no fórum Lide Brasil Reino Unido, sediado no hotel The Savoy, em Londres, que reuniu figuras como os ex-presidentes Michel Temer e Roberto Campos Neto – este último agora vice-chairman e chefe global de Políticas Públicas no Nubank –, além de parlamentares como os senadores Irajá (PSD-TO) e Carlos Portinho (PL-RJ), e os deputados Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Arnaldo Jardim (Cidadania-SP). O debate inicial, às 5h30 no horário de Brasília, foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Poder360, abordando temas de economia e investimentos.

Na ocasião, José Batista Júnior discursou em um painel, conforme registro fotográfico de Felipe Gonçalves/Lide, destacando a importância de narrativas precisas para fortalecer parcerias internacionais. Rafael Barbosa, enviado especial a Londres, cobriu o evento para o Poder360 em 31 de outubro de 2025, às 19h17.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ministro indicado por Bolsonaro assumirá presidência do TSE nas eleições de 2026
Kassio Nunes Marques, atual vice-presidente da Corte Eleitoral, assumirá o comando do tribunal em maio de 2026 e coordenará o pleito presidencial do ano
Deputado aliado de Jerônimo duvida que chineses construam a Ponte Salvador-Itaparica
Félix Mendonça Júnior defende nova licitação internacional e critica contratos com empresas chinesas por falta de transparência e foco em lucros
China rebate Trump e pede que EUA não usem outros países como pretexto no Ártico
Pequim defende atividades na região e critica justificativas americanas para controle da Groenlândia
Governo Lula vê Lei Rouanet bater recorde de R$ 3,41 bilhões em renúncia fiscal
Aumento de 12% em 2025 sob gestão petista, mas Sudeste ainda domina captações apesar de alegada descentralização
Otto Alencar consolida influência na Bahia com filho no TCE após nora no TCM
Família amplia presença em tribunais de contas com nomeações vitalícias e altos salários em meio a alianças políticas
Carregando..