Júnior Friboi afirma que governo Trump absorveu visões enviesadas a respeito do Brasil

Irmão do empresário, Joesley, dialogou com o líder republicano antes de gestos positivos em direção a Lula; polarização interna e ambições políticas teriam afetado laços entre nações
Por: Brado Jornal 03.nov.2025 às 10h53
Júnior Friboi afirma que governo Trump absorveu visões enviesadas a respeito do Brasil
Foto: Divulgação
José Batista Júnior, mais conhecido como Júnior Friboi, revelou nesta sexta-feira (31 de outubro de 2025), durante um encontro em Londres, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua equipe foram expostos a narrativas enviesadas sobre o cenário brasileiro. Essa influência, segundo o empresário do setor de alimentos, pode ter contribuído para a decisão de impor tarifas de 50% sobre importações vindas do Brasil, anunciada em 9 de julho. Em papo com repórteres no evento Lide Brasil Reino Unido, Júnior Friboi detalhou que seu irmão, Joesley Batista, junto a executivos da JBS, teve uma oportunidade de apresentar ao republicano uma perspectiva mais equilibrada, destacando o papel do país como nação estável e relevante na região.

“Acho que tem algumas palavras, algumas conversas que não são compatíveis com a realidade do que nós estamos passando hoje. É basicamente isso, nada diferente do que nós [da família Batista] falamos para eles [do governo dos EUA] : que o Brasil é um país pacífico, o Brasil, é um país que hoje é muito importante para a América Latina, também para a América do Norte […] . E aí, o governo americano achou que é isso mesmo, acho que faz sentido o que nós estávamos falando”, expressou Júnior Friboi, enfatizando que Trump escutou com “toda a atenção” esses pontos positivos.

O diálogo de Joesley com Trump ocorreu antes de o presidente americano demonstrar interesse em uma aproximação com o presidente Lula, visando “bons negócios e um relacionamento sólido” entre os dois países. No entanto, o empresário apontou que visões distorcidas, possivelmente alimentadas pela intensa polarização política no Brasil e por estratégias para reconquistar influência, acabaram prejudicando essa ponte. “Não digo que [alguém] enganou [Trump] , mas acredito que, em função da polarização que o Brasil está hoje, da divisão política que o Brasil está hoje, algumas informações para alcançar o poder, para tentar voltar ao poder, acredito que fizeram toda influência”, comentou ele, sem apontar responsáveis específicos.

Apesar dos contratempos, Júnior Friboi identificou um lado inesperado nas tarifas americanas: elas impulsionaram a diversificação de mercados para a carne e outros itens exportados pelo Brasil. “Por um lado, é ruim porque você deixa de vender. Por outro lado, foi muito bom porque nós abrimos outros mercados, que nós não tínhamos. […] Essas tarifas impostas pelos Estados Unidos fizeram com que o mundo procurasse o Brasil”, observou. Ele reiterou que “tem muita coisa que estão dizendo para o governo americano que não é verdade”, o que agrava os mal-entendidos bilaterais.

O pronunciamento aconteceu no fórum Lide Brasil Reino Unido, sediado no hotel The Savoy, em Londres, que reuniu figuras como os ex-presidentes Michel Temer e Roberto Campos Neto – este último agora vice-chairman e chefe global de Políticas Públicas no Nubank –, além de parlamentares como os senadores Irajá (PSD-TO) e Carlos Portinho (PL-RJ), e os deputados Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Arnaldo Jardim (Cidadania-SP). O debate inicial, às 5h30 no horário de Brasília, foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Poder360, abordando temas de economia e investimentos.

Na ocasião, José Batista Júnior discursou em um painel, conforme registro fotográfico de Felipe Gonçalves/Lide, destacando a importância de narrativas precisas para fortalecer parcerias internacionais. Rafael Barbosa, enviado especial a Londres, cobriu o evento para o Poder360 em 31 de outubro de 2025, às 19h17.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump afirma que o tempo de Maduro à frente da Venezuela está no fim
Entrevista à CBS revela tensões militares nos EUA e declarações ambíguas sobre o futuro do líder venezuelano
Justiça apura contratações diretas da Prefeitura de Santo Estêvão em festas juninas
Prefeito Tiago da Central enfrenta inquérito civil e denúncias na Câmara Municipal
Partidos de esquerda solicitam apuração no Supremo sobre ação letal na capital fluminense
Legendas políticas denunciam abusos em operação que resultou em 121 óbitos e questionam o equilíbrio entre baixas e material bélico confiscado pela PM
Ministro do STF agenda reunião com governador do Rio sobre operação em favelas
Alexandre de Moraes preside audiência com Cláudio Castro nesta segunda-feira
Fábricas ilegais de armas em São Paulo e Minas Gerais fornecem fuzis ao Comando Vermelho no Rio de Janeiro
Esquema de produção industrial de fuzis falsos é desmantelado pela PF em operação que revela rede de suprimentos para facções criminosas
Cláudio Castro defende classificação do Comando Vermelho como terrorista
Governador fluminense destaca exemplos de Argentina e Paraguai na luta contra facções criminosas transnacionais
Carregando..