Ministro do STF agenda reunião com governador do Rio sobre operação em favelas

Alexandre de Moraes preside audiência com Cláudio Castro nesta segunda-feira
Por: Brado Jornal 03.nov.2025 às 09h54
Ministro do STF agenda reunião com governador do Rio sobre operação em favelas
Fotos: Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), chega ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira (3) para presidir uma audiência com o governador Cláudio Castro. O foco do encontro é obter esclarecimentos sobre a grande operação policial realizada na semana passada nos complexos do Alemão e da Penha, que resultou em pelo menos 121 mortes.

A reunião ocorrerá às 11h no Centro Integrado de Comando e Controle, com a presença do secretário de Segurança Pública do Estado, do comandante da Polícia Militar, do delegado-geral da Polícia Civil e do diretor da Superintendência-Geral de Polícia Técnico-Científica do Rio de Janeiro. Já às 18h, Moraes terá um encontro com o prefeito Eduardo Paes.

Após a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso, Moraes passou a responder temporariamente pela ADPF das Favelas. Ele exigiu que o governador forneça detalhes sobre o atendimento às decisões judiciais do STF em operações policiais.

Dentre os dados solicitados estão: um relatório completo da ação, incluindo o nível de força previamente definido e a justificativa oficial para sua execução; a quantidade de policiais envolvidos e as armas empregadas; além das cifras oficiais de mortos, feridos e detidos.

Castro também precisa relatar se foram implementadas providências para apurar possíveis abusos e violações de direitos, abrangendo o trabalho dos órgãos de perícia, o emprego de câmeras corporais e o suporte às vítimas e familiares, como o despacho de ambulâncias.

Conforme mostrou a CNN, em reunião com parlamentares na semana passada, Castro afirmou que o encontro com o ministro será “técnico” e não “político”.

Agenda do ministro Alexandre de Moraes no RJ

às 11h, com o governador Cláudio Castro, secretário de Segurança Pública do estado, o comandante da Polícia Militar, o delegado-geral da Polícia Civil e o diretor da Superintendência-Geral de Polícia Técnico-Científica do Rio de Janeiro.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Tensão interna e pressões políticas aceleram saída de Lewandowski da Justiça
Lewandowski assumiu a pasta em fevereiro de 2024 a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e permaneceu quase dois anos
O governo Lula pode igualar o recorde de 39 ministérios com a criação de uma pasta exclusiva para segurança pública
Debate sobre desmembramento da Justiça ganha força após saída de Lewandowski
Milei recusa conversa com Lula sobre Venezuela e apoia vitória de Flávio Bolsonaro nas eleições
Presidente argentino declara em entrevista que não tem interesse em dialogar com o brasileiro sobre a crise venezuelana, critica o “socialismo do século 21” e manifesta preferência aberta por Flávio Bolsonaro como futuro líder do Brasil, em meio a tensões bilaterais
Suspensão judicial coincide com abertura da Mica Lauro em Lauro de Freitas
A decisão, assinada pela presidente do tribunal, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e publicada na segunda-feira (12)
Jaques Wagner defende chapa "puro-governador" para 2026
Senador petista aposta em composição com Jerônimo na reeleição e ele próprio e Rui Costa ao Senado; admite negociação com Angelo Coronel para evitar divisão no grupo
Carregando..