Recuo na aprovação do governo Lula, revela Paraná Pesquisas

Pesquisa indica queda nos índices de desempenho presidencial
Por: Brado Jornal 12.nov.2025 às 09h33
Recuo na aprovação do governo Lula, revela Paraná Pesquisas
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Uma pesquisa recente realizada pelo instituto Paraná Pesquisas revela uma redução nos níveis de aprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O estudo, que avaliou a percepção da população sobre a administração federal, registra uma queda em relação a levantamentos anteriores, apontando desafios no cenário político atual.

De acordo com os dados coletados entre os dias 5 e 9 de novembro de 2025, com 2.020 entrevistados em 158 municípios de 26 estados e do Distrito Federal, a aprovação ao governo Lula caiu para 47,1%, contra 51,2% registrados em setembro. Já a desaprovação subiu de 45,3% para 49,3% no mesmo período. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Na avaliação pessoal do presidente, 55,3% dos entrevistados aprovam o desempenho de Lula, enquanto 41,8% desaprovam uma piora em comparação aos 58,1% de aprovação e 39,1% de desaprovação do levantamento anterior.

“Os números mostram um momento de maior crítica à gestão, especialmente em temas como economia e segurança pública”, analisa o diretor do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo. Ele destaca que a pesquisa reflete o impacto de eventos recentes, incluindo debates sobre reformas e o cenário internacional.

Regionalmente, o Sul apresenta os piores índices, com desaprovação ao governo em 54,7%, enquanto o Nordeste mantém maior apoio, com 54,2% de aprovação. Entre os eleitores de diferentes faixas etárias, os mais jovens (16 a 24 anos) mostram maior rejeição, com 52,1% de desaprovação.

A pesquisa também questionou a confiança na fala do presidente: 51,4% dos entrevistados dizem confiar “sempre” ou “às vezes” em Lula, contra 46,7% que “nunca” confiam.Os dados completos estão disponíveis no site do instituto Paraná Pesquisas.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Governo Lula vê Lei Rouanet bater recorde de R$ 3,41 bilhões em renúncia fiscal
Aumento de 12% em 2025 sob gestão petista, mas Sudeste ainda domina captações apesar de alegada descentralização
Jaques Wagner defende chapa "puro-governador" para 2026
Senador petista aposta em composição com Jerônimo na reeleição e ele próprio e Rui Costa ao Senado; admite negociação com Angelo Coronel para evitar divisão no grupo
Milei recusa conversa com Lula sobre Venezuela e apoia vitória de Flávio Bolsonaro nas eleições
Presidente argentino declara em entrevista que não tem interesse em dialogar com o brasileiro sobre a crise venezuelana, critica o “socialismo do século 21” e manifesta preferência aberta por Flávio Bolsonaro como futuro líder do Brasil, em meio a tensões bilaterais
Ministro indicado por Bolsonaro assumirá presidência do TSE nas eleições de 2026
Kassio Nunes Marques, atual vice-presidente da Corte Eleitoral, assumirá o comando do tribunal em maio de 2026 e coordenará o pleito presidencial do ano
Deputado aliado de Jerônimo duvida que chineses construam a Ponte Salvador-Itaparica
Félix Mendonça Júnior defende nova licitação internacional e critica contratos com empresas chinesas por falta de transparência e foco em lucros
Carregando..