Política Urgente

Bolsonaro tem prisão preventiva decretada por Moraes após tentativa de romper tornozeleira e convocação de vigília por Flávio

De acordo com o despacho, o Centro de Monitoração do Distrito Federal registrou às 0h08 de 22 de novembro a violação intencional do equipamento.
Por: Brado Jornal 22.nov.2025 às 08h27 - Atualizado: 22.nov.2025 às 08h28
Bolsonaro tem prisão preventiva decretada por Moraes após tentativa de romper tornozeleira e convocação de vigília por Flávio
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos contra Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal, determinou na madrugada deste sábado (22.nov.2025) a prisão preventiva do ex-presidente. A medida revoga a prisão domiciliar concedida anteriormente e determina a transferência imediata para uma sala especial na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

A decisão aponta duas principais razões: a tentativa de Bolsonaro de violar a tornozeleira eletrônica que usava desde agosto e o risco de perturbação da ordem pública provocado pela convocação de uma vigília em defesa de sua saúde, organizada pelo filho Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

De acordo com o despacho, o Centro de Monitoração do Distrito Federal registrou às 0h08 de 22 de novembro a violação intencional do equipamento. Para Moraes, o ato revela a intenção do ex-presidente de fugir, aproveitando a aglomeração estimulada pela manifestação anunciada pelo senador.

Na sexta-feira (21.nov), Flávio Bolsonaro havia publicado no X um chamado para orações pela saúde do pai e afirmou que “venceremos as injustiças, as lutas e todas as perseguições” com a ajuda da fé. Horas antes, a defesa de Jair Bolsonaro pedira ao STF a manutenção da prisão domiciliar por questões médicas.

Linha do tempo do processo em 2025

- 18 de fevereiro: Procuradoria-Geral da República denuncia Jair Bolsonaro e mais 33 investigados por tentativa de golpe de Estado, relacionada à derrota nas eleições de 2022 e aos atos de 8 de janeiro de 2023.  

- 4 de agosto: STF impõe prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica ao ex-presidente, sob suspeita de que ele e o filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que reside nos EUA, tentavam obstruir o julgamento.  

- 11 de setembro: Primeira Turma do Supremo condena Bolsonaro e outros réus por golpe de Estado, fixando pena de 27 anos e 3 meses de prisão.  

- 22 de novembro: Após violação da tornozeleira e convocação de ato público pelo filho Flávio, Moraes determina prisão preventiva e transferência para unidade da PF.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Novo rascunho da COP30 omite rota para fim dos combustíveis fósseis
Países pressionam e sociedade civil critica recuo em metas cruciais para o clima
Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo levam tombo após Trump recuar de tarifas em negociação direta com Lula
Eduardo Bolsonaro quanto o comentarista Paulo Figueiredo insistiam publicamente que Donald Trump jamais recuaria das tarifas sem a aprovação prévia de uma anistia a Jair Bolsonaro
Carlos Bolsonaro revela quadro preocupante do pai: soluços durante o sono e vômitos constantes
Ex-presidente está em prisão domiciliar à espera do trânsito em julgado da condenação por golpe de Estado
Especialistas classificam rascunhos da COP30 como 'fracos' e 'traidores à ciência' por ignorar combustíveis fósseis
Impasse em Belém: ausência de plano para abandonar petróleo, carvão e gás gera revolta entre cientistas e ONGs
Avanço no Senado para aposentadoria diferenciada de agentes de saúde
Iniciativa garante regras claras de aposentadoria, sem estimar custos orçamentários; texto avança para votação e, se sancionado, vai à análise da Câmara
Haddad afirma que Brasil requer período para reconstruir economia e democracia
Ministro da Fazenda destaca progressos em políticas públicas durante evento automotivo na capital paulista, ao lado de Lula
Carregando..