Pesquisa do Instituto Paraná revela maior desaprovação ao governo Lula

Na classificação qualitativa da gestão, 42,8% dos entrevistados a consideram ruim ou péssima (sendo 34,8% péssima e 8% ruim), 23,1% avaliam como regular e 32,7% veem positivamente (19,8% boa e 12,9% ótima).
Por: Brado Jornal 29.dez.2025 às 14h44
Pesquisa do Instituto Paraná revela maior desaprovação ao governo Lula
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um levantamento nacional realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas entre 18 e 22 de dezembro de 2025 apontou que a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é reprovada por 50,9% dos brasileiros, enquanto 45,6% manifestam aprovação. Outros 3,5% dos participantes não souberam responder ou optaram por não se posicionar.


Na classificação qualitativa da gestão, 42,8% dos entrevistados a consideram ruim ou péssima (sendo 34,8% péssima e 8% ruim), 23,1% avaliam como regular e 32,7% veem positivamente (19,8% boa e 12,9% ótima).


Os dados variam conforme perfis demográficos. Entre os homens, a rejeição atinge 54,8%, contra 41,4% de aprovação. Já no grupo feminino, 49,3% aprovam a gestão e 47,4% desaprovam.


Por idade, eleitores acima de 60 anos são os únicos com aprovação majoritária (50,1%). Na faixa de 25 a 44 anos, os índices positivos ficam abaixo de 42%.


A reprovação aumenta com o grau de instrução: entre quem tem ensino superior, apenas 37% aprovam; no ensino médio, 43,4%; e o maior apoio vem de quem tem ensino fundamental (54,4%).


No recorte por religião, evangélicos registram a menor aprovação (33,9%), seguidos por outras religiões (46,8%). Católicos apresentam 51,1% de apoio. Quem frequentou celebrações religiosas nos últimos dez dias mostra aprovação de 40,8%, contra 50,5% entre os que não frequentaram.


Regionalmente, o Nordeste é a única área com maioria favorável (58%). No Sul, a aprovação cai para 36,6%; no Sudeste, 41,6%; e no Norte/Centro-Oeste, 42,7%.


O estudo entrevistou 2.038 eleitores em 163 municípios de 26 estados e do Distrito Federal, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. As coletas foram feitas de forma presencial.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Presidente dos Correios admite possível necessidade de aporte do Tesouro em 2026
Os Correios fecharam acordo com Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander Brasil, recebendo R$ 10 bilhões em dezembro de 2025 e mais R$ 2 bilhões previstos para janeiro de 2026, com garantia do Tesouro
Laudo revela grave apneia do sono em Jair Bolsonaro durante período na prisão
Um exame médico submetido pela defesa de Bolsonaro ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apontou que o ex-mandatário registrou 514 interrupções respiratórias em uma única noite enquanto estava sob custódia.
Ex-presidente Jair Bolsonaro passará por intervenção complementar contra soluços persistentes
Equipe médica agenda bloqueio do nervo frênico esquerdo para esta segunda-feira
TCM-BA rejeita suspensão de licitação milionária em Queimadas
A empresa Pena Forte Comércio e Serviços LTDA saiu como vencedora do certame, promovido na gestão do prefeito Ricardo Marcos Batista Lopes (PSD).
Zelensky revela oferta de Trump por garantias de segurança de 15 anos à Ucrânia, mas busca extensão maior
Avanços nas negociações de paz entre Ucrânia e Rússia, com obstáculos em territórios e prazos de proteção
Operação Compliance Zero amplia investigação sobre Banco Master e evidencia ausência de posicionamento de lideranças do PL
O caso passou a ter repercussão política após a identificação de relações institucionais e pessoais entre investigados e agentes públicos ligados ao governo federal anterior, especialmente no âmbito do Partido Liberal (PL)
Carregando..