A pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República continua gerando debates no cenário político baiano, especialmente entre duas lideranças aliadas: o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), e o ex-prefeito da capital, ACM Neto (União Brasil). Herdeiro político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso desde 2025, Flávio intensifica discussões sobre o comando da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026.
Em diálogos privados com correligionários, ACM Neto considera a postulação de Flávio como algo definitivo, sem espaço para recuo. Aliados próximos relataram que, na visão de Neto, apenas essa candidatura garantiria a preservação do bolsonarismo, conforme defendido pelo ex-presidente preso.
Por outro lado, Bruno Reis adota postura mais cautelosa. O prefeito acredita que o senador priorizaria a luta pela libertação do pai, o que poderia comprometer sua campanha. Além disso, Reis avalia que uma vitória da oposição em 2026 seria essencial para alterar o cenário da prisão de Jair Bolsonaro, potencialmente forçando Flávio a abrir mão da disputa em favor de outro nome forte, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado do ex-mandatário.
Recentemente, em evento realizado em Porto Seguro com principais figuras da oposição baiana, incluindo o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, o tema foi abordado. O dirigente partidário reforçou a manutenção da candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência e assegurou que, na Bahia, o grupo bolsonarista se alinhará à postulação de ACM Neto ao governo estadual.
“Vamos estar juntos de um jeito ou de outro, porque nós queremos estar com os melhores e aqui na Bahia, nós vamos com o ACM Neto”, declara Valdemar Costa Neto, que completou: “o candidato nosso é o Flávio Bolsonaro, vamos seguir em frente e vamos ganhar essa eleição”.
No mesmo encontro, ACM Neto oficializou sua candidatura ao governo da Bahia e posicionou-se contra o PT em qualquer hipótese de segundo turno presidencial. “Ficarei contra o PT”, afirma ACM Neto.
Outro gesto de união veio com o apoio de Neto à candidatura de João Roma (PL) ao Senado em 2026. Ao discutir a composição da chapa majoritária oposicionista, o ex-prefeito destacou a necessidade de coesão entre forças conservadoras e de centro-direita. “Se depender de mim, um dos nomes a concorrer ao Senado Federal está aqui do lado, o presidente do PL em nosso estado”, disse, referindo-se a João Roma.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...