O Ministério Público Federal defende criação restrita de CPI do MST na Assembleia da Bahia

Parecer favorável parcial segue para análise no STJ após negativa do TJ-BA
Por: Brado Jornal 20.fev.2026 às 09h13
O Ministério Público Federal defende criação restrita de CPI do MST na Assembleia da Bahia
Foto: Divulgação / MST
O Ministério Público Federal (MPF) manifestou-se a favor da instalação parcial de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para apurar invasões de terras atribuídas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A recomendação, emitida no âmbito de um recurso em tramitação no Superior Tribunal de Justiça (STJ), limita as investigações a eventos específicos mencionados no pedido original.

O subprocurador-geral da República Odim Brandão Ferreira argumentou que o requisito constitucional de “fato determinado” foi cumprido ao considerar o requerimento junto à sua justificativa.

“Afinal, qual o verdadeiro propósito do MST? Quem são os financiadores deste Movimento? Qual a realidade atual de todas as propriedades que já foram invadidas? A investigação da CPI deve ater-se a fato materialmente delimitado, com referência a dados concretos. O requerimento de abertura da CPI alude episódios concretos de invasões sucessivas em terras rurais produtivas, durante fevereiro e março do ano de sua solicitação, em municípios baianos específicos”, escreveu o subprocurador-geral da República, Odim Brandão Ferreira, em recomendação.

De acordo com o MPF, as invasões citadas ocorreram em fevereiro e março de 2023, nos municípios de Jaguaquara, Teixeira de Freitas, Mucuri, Santa Luzia e Macajuba. Esses detalhes proporcionam delimitação suficiente em termos de tempo e local, atendendo ao que prevê a Constituição.

Embora o requerimento mencione de forma ampla “as invasões e ações do MST no Estado da Bahia”, a justificativa apresenta fatos concretos e identificáveis. Por isso, o órgão defende a criação da CPI, mas restrita aos episódios indicados e seus desdobramentos naturais.

“Os eventos concretos, objeto da apuração, foram, portanto, expressamente indicados no requerimento subscrito pela minoria legislativa e pormenorizado na justificativa, nos aspectos temporal, espacial e de interesse público estadual – causas, consequências e responsáveis. Desse modo, entende-se suficientemente observado o conceito de fato determinado, como exigência do art. 53, § 3º, da Constituição, para a instalação de CPI”, disse o subprocurador-geral da República.

O parecer foi apresentado no Recurso Ordinário em Mandado de Segurança no STJ, relatado pelo ministro Afrânio Vilela. Ele ocorre após o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) ter negado, em abril de 2025, o mandado de segurança impetrado pelo deputado estadual Leandro de Jesus (PL). O parlamentar pretendia forçar a AL-BA a instalar a comissão, após o indeferimento do pedido pelo então presidente Adolfo Menezes (PSD), baseado em parecer da Procuradoria-Geral da Casa.

Na decisão do TJ-BA, por votação apertada de 10 a 9, prevaleceu o entendimento de que faltava delimitação temporal clara, tornando o objeto genérico e sem termo inicial ou final definido. A Corte considerou que o Judiciário pode fiscalizar requisitos objetivos para CPIs, mas concluiu que a ausência de recorte temporal adequado prejudicaria a eficácia da comissão e direitos como o contraditório e a ampla defesa.

Inicialmente, o desembargador Cássio Miranda havia concedido liminar determinando a instalação imediata da CPI, por entender que os requisitos constitucionais estavam presentes. No julgamento final, porém, a divergência venceu, barrando a criação sem restrições.

O caso agora aguarda decisão no STJ, onde o MPF recomendou provimento parcial do recurso para permitir a CPI nos limites dos fatos especificados.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula discute governança da IA com Macron na Índia
Presidente brasileiro defende multilateralismo na cúpula e alerta para riscos de desigualdades
Abel Ferreira entra no top 5 dos técnicos mais longevos do futebol brasileiro
Português supera marca de Telê Santana no comando do Palmeiras e destaca importância da estrutura e resultados
Barragem de Baraúnas atinge 90% de conclusão após 14 anos de promessas PTistas em Seabra
Obra estratégica na Chapada Diamantina, iniciada há mais de uma década sob gestões petistas, deve ser entregue em junho de 2026 e beneficiará 65 mil pessoas em cinco municípios
Em visita a Portugal, pré-candidato Renan Santos tem encontro com Dom Duarte Pio
Renan Santos se reúne com Dom Duarte Pio, pretendente ao trono português
Adolpho Loyola rebate críticas ao atraso no anúncio da chapa governista para 2026
Secretário afirma que grupo de Jerônimo Rodrigues está tranquilo e sem pressa, lembrando que em 2022 a definição ocorreu só no final de março
Deputado ironiza Jerônimo: “gosta tanto dos prefeitos que culpa eles por tudo”
Luciano Ribeiro critica governador por transferir responsabilidades da fila de regulação e dos piores índices de alfabetização para municípios, acusando PT de descaso com cidades baianas
Carregando..