Trump critica Putin como "louco" após novos ataques contra a Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou indignação com as ações do líder russo Vladimir Putin
Por: Brado Jornal 26.mai.2025 às 11h19
Trump critica Putin como
Foto: Isac Nóbrega/PR
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou indignação com as ações do líder russo, Vladimir Putin, após o maior bombardeio aéreo da Rússia contra a Ucrânia em três anos de conflito, que resultou na morte de pelo menos 12 pessoas, incluindo crianças, e deixou dezenas de feridos. Em uma postagem no domingo (27), Trump declarou que Putin "perdeu completamente o controle" e que está "insatisfeito" com os ataques, que intensificam a violência em cidades como Kiev. Horas antes, em conversa com jornalistas em Nova Jersey, Trump reforçou: "Não estou nada satisfeito com o que Putin está fazendo, matando tantas pessoas. Não sei o que deu nele."

Trump também direcionou críticas ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que, na mesma manhã, acusou o "silêncio da América" de incentivar a agressão russa. "Zelensky não ajuda seu país falando dessa maneira. Tudo o que ele diz gera problemas, e é melhor que pare", escreveu Trump. Zelensky, por sua vez, destacou a continuidade da guerra, independentemente de feriados ou dias úteis, e pediu maior apoio internacional para conter Putin.

A ofensiva russa ocorre em meio a pressões globais por um cessar-fogo, proposta que Putin tem resistido. Trump, que já havia descartado sanções adicionais contra a Rússia na esperança de avanços diplomáticos, afirmou no domingo estar "absolutamente" considerando novas medidas, conforme defendido por Zelensky. Na semana anterior, após um ataque massivo de drones russos contra a Ucrânia, Trump conversou por telefone com Putin, numa tentativa de negociar uma trégua de 30 dias. Após contatos com Zelensky e líderes europeus, Trump anunciou que Rússia e Ucrânia iniciarão negociações imediatas para um cessar-fogo, com condições a serem definidas pelas partes, que, segundo ele, conhecem os detalhes do conflito melhor do que qualquer outro.

Trump, que já destacou sua boa relação com Putin, expressou surpresa com a escalada dos ataques, especialmente após o diálogo recente. "Estamos conversando, e ele está lançando mísseis contra Kiev e outras cidades", disse o presidente a jornalistas, a caminho de Washington.

Texto na íntegra:

"Sempre tive um ótimo relacionamento com Vladimir Putin, da Rússia, mas algo aconteceu com ele. Ele ficou completamente LOUCO! Ele está matando muita gente desnecessariamente, e não estou falando apenas de soldados. Mísseis e drones estão sendo disparados contra cidades na Ucrânia, sem motivo algum." 

Donald Trump, presidente dos EUA, em publicação no Truth Social


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
França mantém veto ao acordo comercial entre UE e Mercosul
Oposição francesa persiste apesar de salvaguardas aprovadas pelo Parlamento Europeu
Pesquisa Genial/Quaest revela rejeição à nomeação de Jorge Messias para o STF
Levantamento indica menor resistência em comparação à indicação anterior de Lula à Corte
Deputados do PL no Rio de Janeiro são alvos de operação da PF por suspeita de desvio em cotas parlamentares
Buscas cumprem mandados em endereços ligados a Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy
Sefaz-RJ libera tabela de valores venais para o IPVA 2026
Proprietários de veículos podem consultar preços de mercado pela Fipe e aplicar alíquotas para estimar o imposto
Senado aprova projeto que alivia punições para condenados pelos atos do 8 de janeiro e favorece Bolsonaro
A votação terminou com 48 votos favoráveis e 25 contrários, configurando um triunfo para aliados bolsonaristas e um revés para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Cassação de mandatos de Alexandre Ramagem e Eduardo Bolsonaro gera críticas na oposição
Ex-diretor da Abin foi condenado pelo STF por envolvimento em trama golpista, enquanto filho de ex-presidente perdeu cargo por excesso de ausências
Carregando..