Encontro discute criação de novas políticas públicas para primeira infância em Salvador

O evento aconteceu no Centro de Formação de Professores Emília Ferreiro, no Costa Azul
Por: Brado Jornal 13.mar.2024 às 16h35
Encontro discute criação de novas políticas públicas para primeira infância em Salvador
Foto: Otávio Santos/Secom

A Prefeitura de Salvador promoveu, na manhã desta quarta-feira (13), a primeira reunião do Projeto Ciranda Formativa. O evento aconteceu no Centro de Formação de Professores Emília Ferreiro, no Costa Azul, e é realizado em parceria entre o Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância da Secretaria de Governo (Segov), a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Urban95,

Cerca de 100 gestores e técnicos de diversas secretarias municipais estiveram presentes no encontro, que contou com uma palestra de Claudia Vidigal, que é líder da Rede Urban95 Brasil, representante da Fundação Bernard Van Leer e fundadora do Instituto Fazendo História. Durante a apresentação, a palestrante tratou sobre Políticas Públicas para a Primeira Infância; A criança como prioridade absoluta; Intersetorialidade e o papel de cada um; A política municipal para a primeira infância; Família, estado e sociedade, e outros aspectos.


Engajamento 

De acordo com a vice-prefeita e titular da Secretaria da Saúde da capital baiana, Ana Paula Matos, o objetivo do encontro é engajar gestores e técnicos de todas as secretarias municipais na pauta da primeira infância. O objetivo é fortalecer a intersetorialidade na implementação das políticas de primeira infância, garantir o alinhamento de conhecimento sobre o tema, bem como dar visibilidade e potencializar os programas, políticas e ações de primeira infância já desenvolvidos pela Prefeitura.

“Nós estamos aqui com grandes missões e responsabilidades, temos a perspectiva de integração de políticas e a ideia é que a gente faça isso juntos e cada vez mais naturalmente. Reunimos pessoas importantes de diversas secretarias, pessoas que fazem acontecer e que estão na ponta construindo e multiplicando esse saber. Vamos trabalhar em rede, divulgar, capacitar e formar a nossa equipe para que cada um entenda que a primeira infância é essencial para a formação do ser humano”, disse a gestora.

Também estiveram presentes na abertura o secretário Municipal de Educação, Thiago Dantas, a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, e a coordenadora do Núcleo da Primeira Infância, Simone Café. O próximo encontro acontecerá na modalidade on-line, no dia 3 de abril, às 14h.


Conheça o projeto 

O Ciranda Formativa gira em torno de seis encontros que acontecerão ao longo dos meses de abril e maio e irão disseminar conteúdos teóricos, reflexões e relatos de experiências. O objetivo é olhar o contexto de Salvador e pensar na aplicação prática cotidiana com temáticas que irão variar entre Políticas públicas para a primeira infância - Responsabilidade de toda a cidade; as famílias: apoiando a parentalidade e fortalecendo redes de apoio; criança e natureza: a importância dos espaços públicos e verdes para o desenvolvimento infantil; Qualidade, inovação e desafios em serviços para Primeira Infância; e o Direito à cidade e protagonismo da criança.

Ao final dos encontros, os participantes irão produzir uma carta de serviços ou similar que colabore para a sustentabilidade da política de primeira infância.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula discute sucessão de Barroso com ministros do STF
Encontro reservado busca acelerar escolha para vaga na Corte
Condenados em Salvador recebem 21 anos por tentativa de feminicídio com ácido
Crime motivado por ciúmes e dívida resulta em graves sequelas para vítima em São Caetano
Carregando..