Prefeitura de Salvador inaugura obra de contenção de encostas no bairro de Plataforma

Com investimento de R$ 2,2 milhões, obra visa garantir mais segurança e qualidade de vida aos moradores da região, com foco na prevenção de deslizamentos de terra.
Por: Brado Jornal 28.jan.2025 às 09h50
 Prefeitura de Salvador inaugura obra de contenção de encostas no bairro de Plataforma
Betto Jr./Secom Salvador

A Prefeitura de Salvador realizou nesta segunda-feira (27) a entrega de mais uma obra de contenção de encostas, desta vez na Rua São José, no bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário. Com 1.487 metros quadrados de área em solo grampeado, a intervenção foi inaugurada pelo prefeito Bruno Reis e trouxe mais segurança e qualidade de vida para os moradores da região.

Com um investimento de R$2,2 milhões, a contenção foi construída em concreto projetado, abrangendo ainda sistema de drenagem para reforçar a estrutura. A obra atende a uma demanda antiga da comunidade local, que enfrentava o medo constante de deslizamentos de terra, especialmente durante o período chuvoso. A intervenção não apenas mitiga esses riscos, como também proporciona mais tranquilidade aos moradores.

Em seu discurso, Bruno Reis destacou que a Prefeitura tem entregado ao longo deste verão uma série de contenções de encostas. “Esse trabalho de proteção de áreas de risco acontece ao longo de todos os dias do ano. Desde dezembro, foram seis contenções. Só em 2025, já inaugurei quatro grandes obras como essa. Temos muitas outras ainda em execução e vamos seguir protegendo a nossa cidade, fazendo com que ela seja mais resistente, mais resiliente, para que estejamos mais preparados para as chuvas”, disse.

O prefeito ressaltou que, nos últimos anos, a Prefeitura já protegeu mais de 540 áreas de risco. “O Censo mais recente do IBGE ainda não divulgou esse dado, mas a edição de 2010 apontava que Salvador tinha 1.040 áreas de risco. Só o nosso trabalho protegeu mais da metade delas. Não estamos imunes, porque não há quem resista a muita chuva em pouco tempo, mas com certeza é uma cidade mais resistente, mais preparada para enfrentar as mudanças climáticas”, completou o prefeito.

Francisco Torreão, secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), lembrou que a Prefeitura ainda entregará outras contenções de encostas nas próximas semanas. “Temos aí mais 26 obras em andamento e outras 44 em elaboração de projeto. Já temos 548 áreas de risco protegidas na nossa cidade, então os números falam por si”, disse.


Estrutura

A técnica utilizada na contenção da Rua São José consiste no reforço do solo por meio de grampos metálicos inseridos diretamente no terreno, proporcionando maior resistência e estabilidade. O concreto projetado aplicado à superfície complementa o sistema, criando uma camada protetora que previne a erosão.

Francisco Torreão detalhou o processo de construção: “Tudo começou com a vistoria do nosso corpo técnico para fazer um diagnóstico do problema. Com isso, avaliamos a inclinação, a proximidade das casas, o tipo de terreno do solo, entre outros fatores, para chegarmos à conclusão de qual técnica utilizar, se seria solo grampeado, cortina atirantada, muro de alvenaria de pedra ou geomanta. Neste caso, são quase 1,5 mil metros quadrados de solo grampeado, uma técnica super segura e consagrada há muitos anos”, contou o secretário.

O pescador João Silva Braga, morador da Rua São José há mais de 20 anos, falou sobre a importância da obra para a comunidade local: “É uma bênção para a gente, um verdadeiro alívio. Antes, toda vez que começava a chover, a gente não conseguia dormir direito, com medo de a terra ceder e acontecer uma tragédia. Agora, com essa contenção, a gente sente que pode viver mais tranquilo e seguro. É algo que esperávamos há muito tempo, e hoje só temos a agradecer” , disse.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jair Bolsonaro prevê alta da UTI para sábado
De acordo com o boletim médico mais recente, Bolsonaro evolui bem, aceitando líquidos e começando a ingerir gelatina.
Líder do PL intimado pelo STF a esclarecer fala sobre emendas e anistia do 8 de Janeiro
A intimação, emitida pelo ministro Flávio Dino, foi entregue às 10h36 na sala da liderança do PL, conforme informou o parlamentar.
Ausência de Alexandre de Moraes em sessão do Senado gera críticas
Como o convite não era obrigatório, Moraes não compareceu.
"Receba!" Allan Jesus vence disputa judicial contra Luva de Pedreiro
Com tom de ironia, Allan Jesus usou as redes sociais para comentar a vitória e criticar Luva de Pedreiro.
União Progressista: PP e União Brasil selam federação para 2026
A formação da federação, negociada ao longo de meses, contou com a participação de figuras de peso como Arthur Lira (PP-AL) e ACM Neto (União-BA).
A ”Caça” ao Eduardo Bolsonaro, que foge de reponder por crimes de injúria e difamação contra apresentadora
O ministro Cristiano Zanin, relator da queixa-crime, deferiu ontem (28) a autuação de Eduardo Bolsonaro por edital
Carregando..