Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo ( TEA )

Neste domingo é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre a condição, pesquisas constataram que o uso de telas como TV, celular ou tablet em bebês pode estar relacionada a um aumento de 3 vezes nas chances de crianças serem diagnosticadas com Autismo
Por: Brado da Redação 02.abr.2023 às 18h24 - Atualizado: 02.abr.2023 às 18h31
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo ( TEA )

O Dia Mundial do Autismo é celebrado anualmente em 2 de abril desde 2007, quando foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas), o objetivo da data é promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas. 

o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de saúde caracterizada por desafios em comportamentos repetitivos na fala, na comunicação não-verbal e, ainda, nas habilidades de socialização com déficits na comunicação e na interação social. 

Em 2000, os Estados Unidos registraram um caso de autismo a cada 150 crianças observadas. Em 2020, houve um salto gigantesco: um caso do transtorno a cada 36 crianças. As estatísticas são do órgão de saúde Centers for Disease Control and Prevention (CDC), O trabalho ainda mostra que o autismo é 3,8 vezes mais frequente em meninos — cerca de 4% deles têm a condição.

O autismo está naquele grupo cuja origem é complexa e multifacetada, mas entre os especialistas, não há dúvidas de que a genética tem influência nesse quadro, porém outros fatores como o uso excessivo de telas em bebês podem estar desencadeando um aumento do número de diagnósticos nos últimos anos.

Em fevereiro uma nova pesquisa foi divulgada na revista científica JAMA Pediatrics, a análise foi desenvolvida por cientistas da Universidade de Yamanashi, no Japão, o estudo analisou que bebês meninos que passam ao menos 2 horas por dia utilizando telas (como TV, celular ou tablet) têm cerca de 3 vezes mais chances de serem diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A mesma associação não foi notada entre as meninas, de acordo com os dados, a exposição excessiva ao uso de telas durante o primeiro ano de vida do bebê está significativamente associada ao diagnóstico de TEA aos 3 anos de idade.

"Na infância, quando o neurodesenvolvimento está ativo, fatores ambientais, como estimulação elétrica por meio de telas e estimulação luminosa da visão, podem afetar o neurodesenvolvimento", diz o trabalho que, no entanto, não conseguiu esclarecer por que o resultado não foi o mesmo entre as crianças do sexo feminino. "Fatores genéticos podem estar envolvidos nas diferenças sexuais observadas na associação entre TEA e tempo de tela", afirmaram os pesquisadores.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Japinha do CV: combatente chave do crime carioca morta em confronto policial
Apontada como protetora de rotas de fuga, Penélope resistiu à ação das forças de segurança e foi atingida fatalmente
Trump Retoma Testes Nucleares nos EUA Após 33 Anos de Pausa
Moscou Ameaça Retaliar com Testes Próprios em Resposta à Decisão Americana
Furacão Melissa eleva saldo de óbitos para 44 no Caribe, com 19 vítimas na Jamaica
Devastação avança para Cuba e Bahamas enquanto resgates continuam em áreas isoladas
Nikolas Ferreira critica Lula por silêncio sobre mortes de policiais no Rio
“Ele não falou das famílias, desses homens que saíram de casa sem saber se iam voltar para poder defender a vida de gente que ele nem conhece. É inacreditável”,
Polêmica em declaração de ministro sobre Bolsa Família e emprego formal
Lapso em discurso gera mal-entendidos durante evento em Minas Gerais
Moraes determina início da pena de Mauro Cid por tentativa de golpe
A medida permite remover a tornozeleira eletrônica após audiência admonitória agendada para 3 de novembro, às 14h, na própria corte
Carregando..