Anvisa aprova Butantan-DV, primeira vacina de dose única contra dengue do mundo

Imunizante nacional terá aplicação inicial em pessoas de 12 a 59 anos e já conta com mais de 1 milhão de doses prontas
Por: Brado Jornal 26.nov.2025 às 10h34
Anvisa aprova Butantan-DV, primeira vacina de dose única contra dengue do mundo
Foto: Jacopo Razzauti/Universidade Rockefeller
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concluiu a análise técnica e concedeu aprovação à Butantan-DV, tornando-se a primeira vacina tetravalente de dose única contra a dengue disponível globalmente. Nesta quarta-feira (26), em São Paulo, a agência e o Instituto Butantan assinam o Termo de Compromisso, etapa final que precede a publicação oficial do registro nos próximos dias.

De acordo com a Anvisa, o imunizante atendeu integralmente aos requisitos de qualidade, segurança e eficácia. Embora a inclusão no Programa Nacional de Imunizações (PNI) ainda dependa de definição do Ministério da Saúde, o governo já iniciou os preparativos para a incorporação.

Mais de 1 milhão de doses já estão prontas na fábrica do Butantan, cuja produção começou antes mesmo da aprovação regulatória. Para 2026, uma parceria com a empresa chinesa WuXi vai permitir a entrega de cerca de 30 milhões de doses adicionais no segundo semestre.

Resultados dos estudos clínicos O registro foi baseado em cinco anos de acompanhamento do ensaio de fase 3, que envolveu mais de 16 mil voluntários de 14 estados brasileiros entre 2016 e 2024.

Na faixa etária de 12 a 59 anos, os principais dados foram:

  • Eficácia geral: 74,7%
  • Proteção contra dengue grave ou com sinais de alarme: 91,6%
  • Proteção contra hospitalizações: 100%
A vacina, que contém os quatro sorotipos do vírus, demonstrou segurança tanto em pessoas previamente infectadas quanto em indivíduos sem contato anterior com a dengue.“O perfil de segurança é bastante satisfatório”, afirma o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri. “A eficácia foi mantida ao longo de mais de cinco anos de estudo após uma única dose.”

Kfouri também destaca a vantagem estratégica da produção nacional: “Além da eficácia, temos o benefício de ser uma vacina produzida no país. Isso facilita o acesso e a escala de distribuição.”Vantagens da dose única Conforme artigo publicado na revista Human Vaccines & Immunotherapeutics, esquemas de dose única estão associados a maior adesão da população, campanhas mais simples e cobertura vacinal mais rápida em situações de emergência.

“Os resultados são muito semelhantes aos da vacina da Takeda. A grande diferença é justamente a possibilidade de aplicar apenas uma dose, o que tem impacto direto na cobertura vacinal”, explica Kfouri.

As reações adversas mais frequentes foram leves a moderadas (dor e vermelhidão no local da injeção, dor de cabeça e fadiga). Eventos graves foram raros e todos os voluntários se recuperaram.

Próximos passos A Anvisa já autorizou estudos para expansão da indicação etária para pessoas de 60 a 79 anos. Dados complementares também serão avaliados para possível inclusão de crianças de 2 a 11 anos, faixa em que ensaios já indicam perfil de segurança favorável.

O Ministério da Saúde será responsável por definir o calendário e a estratégia de distribuição da Butantan-DV no Sistema Único de Saúde.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Prefeitura e Câmara de Salvador recorrem ao STF contra suspensão da lei das sacolas gratuitas
Após decisão de Gilmar Mendes que permitiu cobrança em supermercados desde 10 de janeiro, município busca reverter liminar e manter gratuidade na capital baiana
Caminhão avança contra manifestantes em ato de apoio aos protestos no Irã em Los Angeles
Motorista de veículo U-Haul é detido após atropelar participantes de manifestação pacífica no bairro de Westwood; ao menos duas pessoas ficaram feridas, e o caminhão exibia mensagens contra tanto o regime atual quanto o antigo xá iraniano
Investigação do MPF apura uso irregular de recursos do SUS em contrato da prefeitura de Riacho de Santana
Suspeitas envolvem “carona” em ata de outro município, terceirização indevida e desrespeito à exigência de concurso público
Carregando..