Grupo de advogados impetra mandado de segurança contra a OAB-BA

Advogados sustentam que a OAB/BA criou barreira eleitoral, impossibilitando a participação de chapas independentes nas eleições de 2021.
Por: Brado Jornal 17.out.2021 às 08h41
Grupo de advogados impetra mandado de segurança contra a OAB-BA

No dia 11 de outubro de 2021, um grupo de advogados impetrou um Mandado de Segurança contra ato do Presidente da OAB/BA, Fabrício de Castro Oliveira. No Mandado de Segurança, o grupo Liberta OAB afirma que o edital das eleições criou exigência ilegal para a composição das chapas no processo eleitoral, para a gestão de 2022/2024.


Conforme esclarecido pelos advogados impetrantes, o Regulamento Geral da Ordem dos Advogados do Brasil dispõe que as chapas  deverão atender ao mínimo de 30% (trinta por cento) e ao máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo. 


Ocorre que a OAB/BA publicou o Edital nº. 03/2021, que trata das eleições deste ano, determinando que as chapas só poderão ser registradas se forem compostas por 50% (cinquenta por cento) de cada gênero.


Os advogados impetrantes explicam que a norma da OAB/BA é ilegal e arbitrária porque, além de descumprir o que prevê o Regulamento Geral, impossibilita a formação de novas chapas, tendo em vista o reduzido número de advogadas mulheres interessadas em se candidatar.


“Em uma análise superficial, a aparência é de que a norma de paridade de gênero beneficiaria as mulheres, que são historicamente minoria na política brasileira. Porém, fica claro que a realidade fática é que ainda é reduzido o número de mulheres que se interessam em se candidatar, seja por predisposição, seja pelas múltiplas tarefas que acumulam. Desse modo, o ato da OAB constitui, em verdade, uma barreira eleitoral que impede ou ao menos dificultar o registro de novas chapas. Assim, há mulheres que serão prejudicadas por não poderem participar do processo eleitoral, se sua chapa não alcançar o percentual de 50%, imposto pelo edital.” – esclarece a Dra. Tatiana Chaves, advogada pré-candidata à vice-presidência da OAB.


O Mandado de Segurança foi distribuído à 1ª Vara Federal e segue pendente de apreciação do pedido de liminar, para que seja afastada a exigência do edital sobre a paridade de gênero, como requisito para a composição das chapas. 


O objetivo dos advogados é que haja pluralidade nas eleições, permitindo que mais grupos participem do processo. Caso o pedido de liminar não seja concedido a tempo, os advogados preveem uma eleição reduzida a dois grupos ligados à atual gestão, que controla a OAB/BA há mais de uma década.


O grupo Liberta OAB é liderado pelo Dr. Ricardo Nogueira, compõe-se de advogados autônomos, associados e de pequenos escritórios e tem o propósito de promover a renovação dos quadros da OAB-BA, defendendo as prerrogativas dos advogados e libertando a OAB de partidarismo e ideologias.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Conselho de Ética abre processo contra psolista que agrediu integrante do MBL da Câmara
Glauber Braga acusa membro do MBL de ter ofendido uma pessoa
Irmão da presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana é morto dentro casa
Irmão de Eremita Mota (PP) foi morto a golpes de picareta por vizinho
Presidente da CPI das apostas defende paralisar Brasileirão após suspeitas contra o VAR
Kajuru apoiou posicionamento da associação de árbitros depois de declarações do dono do Botafogo
Carregando..