Disputa pela vaga do TRE-BA ocorre na quarta-feira

O escolhido integrará o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia nos próximos dois anos
Por: Brado Jornal 11.abr.2022 às 06h29
Disputa pela vaga do TRE-BA ocorre na quarta-feira
Roberto Maynard Frank; Abelardo Paulo da Matta Neto; e Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro - Foto: Montagem A TARDE

Na próxima quarta-feira, 13, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) vai escolher quem será o segundo representante da Corte junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Segundo amplamente divulgado em inúmeros sites e blogs do estado, três desembargadores concorrem à vaga e teriam, cada um, seus respectivos padrinhos políticos.

Roberto Maynard Frank, tentando a recondução, contaria com o apoio do pré-candidato e ex-ministro da Cidadania João Roma e do grupo até outrora reinante, de Telma Britto e Mario Alberto Hirs.

Abelardo Paulo da Matta Neto, que teria aberto mão para Frank há dois anos atrás, parece não pretender arredar o pé da disputa e, se mantiver sua inscrição, conta com o apoio da classe “magistratura raiz” do TJ-BA.

Apesar desse perfil mais técnico, da Matta contaria com o apoio político de ACM Neto, que não gostaria de ver no TRE dois outros desembargadores que entraram pelo quinto constitucional e foram nomeados por Jaques Wagner e Rui Costa, respectivamente Roberto Frank e Sérgio Cafezeiro.

Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro, mesmo efetivamente tendo alçado à magistratura pelo quinto, é alvo de elogios pela sua atuação como desembargador, sempre educado e atencioso com advogados e servidores.

Na torcida por Cafezeiro, segundo apurou o jornal A Tarde, estariam o governador e o ex-governador da Bahia, Rui Costa e Jaques Wagner, além do atual Procurador Geral da República Augusto Aras.

A disputa é de suma importância política, pois mexe na composição da Corte justamente nesse período de eleições gerais de 2022. O escolhido integrará o TRE-BA nos próximos dois anos e também poderá se tornar Presidente do Colegiado, mediante escolha dentre os próprios pares que hoje integram o tribunal.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Itambé: Funerária contratada pela prefeitura entrega caixão com pó de serra sobre corpo
"Isso é uma vergonha, isso é desumano, muita humilhação" disse um familiar.
Irmão da presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana é morto dentro casa
Irmão de Eremita Mota (PP) foi morto a golpes de picareta por vizinho
Carregando..