Ivan Cordeiro entrega requerimento ao MP-BA para o SAC deixar de cobrar passaporte da vacina

Entre eles, a existência da comprovação de que o vírus não é transmitido apenas por não-vacinados, a diminuição do número de mortes e infectados pela Covid-19 desde a última semana de janeiro de 2022
Por: Brado Jornal 26.jul.2022 às 13h17
Ivan Cordeiro entrega requerimento ao MP-BA para o SAC deixar de cobrar passaporte da vacina
Divulgação

Na luta para que o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) deixe de cobrar aos baianos o passaporte de vacinação, o que vem limitando à população na retirada de documentos essenciais para o dia-a-dia, o vereador de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PTB), protocolou requerimento junto ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) exigindo a retirada da obrigatoriedade.


No ofício, o edil considerou fatores para a não cobrança do passaporte. Entre eles, a existência da comprovação de que o vírus não é transmitido apenas por não-vacinados, a diminuição do número de mortes e infectados pela Covid-19 desde a última semana de janeiro de 2022 e a recomendação da Unesco de que os passaportes não sejam elaborados, implementados ou utilizados como privilégio, assim como uma forma de criar um ambiente mais seguro para todos os termos epidemiológicos.


Nas redes sociais, Ivan Cordeiro, que é pré-candidato a deputado federal, criticou o Governo do Estado por ainda optar pela obrigatoriedade de apresentação do documento e afirmou que o SAC está "atrapalhando a vida dos baianos" que precisam utilizar dos serviços básicos, como a retirada de RG, CPF, CNH, Certidão de Nascimento, entre outros.


"O povo não aguenta mais tamanha falta de respeito do Governo do Estado com a exigência do passaporte sanitário para entrar no SAC. Por isso, entramos com um requerimento junto ao Ministério Público da Bahia exigindo a retirada desta obrigatoriedade. Vários órgãos públicos já não fazem mais este tipo de exigência por uma razão lógica. O SAC não pode continuar atrapalhando a vida dos baianos", disse o vereador.


Ivan ainda lembrou que em abril o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou uma portaria para encerrar a Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) imposta pelo surgimento da doença. A medida já está vigorando desde maio.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Rumble recebe intimação da Câmara dos EUA para entregar as decisões ilegais de Moraes
A plataforma alegou que irá obedecer a intimação
Irmão da presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana é morto dentro casa
Irmão de Eremita Mota (PP) foi morto a golpes de picareta por vizinho
Carregando..