Coelba flagra furtos de energia em academia e empresa de reciclagem; juntas elas abasteceriam cerca de 4 mil residências por um mês

As ligações irregulares foram identificadas e removidas em Salvador e Feira de Santana
Por: Brado Jornal 17.mar.2023 às 17h54
 Coelba flagra furtos de energia em academia e empresa de reciclagem; juntas elas abasteceriam cerca de 4 mil residências por um mês

A Neoenergia Coelba flagrou, no mês de março, dois grandes furtos de energia nas cidades de Feira de Santana e Salvador. As irregularidades foram encontradas em unidades comerciais, uma academia e uma empresa de reciclagem. As ações recuperaram aproximadamente 420 mil quilowatts-hora (kWh), energia suficiente para abastecer cerca de quatro mil residências por um mês, ou a cidade de Lençóis , no período de 15 dias.

Em Salvador, a unidade que estava furtando energia era uma academia localizada no bairro do Engenho Velho de Brotas. Para flagrar o estabelecimento, a distribuidora utilizou um avançado sistema de monitoramento, que contou com o acompanhamento do consumo, comparando as curvas do medidor da unidade e de uma medição fiscal, resultando numa recuperação de 116 mil quilowatt-hora.

Já em Feira de Santana, a unidade flagrada funcionava como ponto de recicláveis, localizada no bairro CSI. Somente com a energia recuperada nesta localidade, seria possível abastecer 2600 residências no período de um mês.

 

Além da questão de segurança e da ilicitude do ato, é importante ressaltar que estes estabelecimentos promovem uma concorrência desleal no setor, pois levam vantagem indevida em relação a outras empresas que atuam dentro da legalidade”, destacou o gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida.

Os alvos desta operação foram mapeados através de análises nos softwares da Neoenergia Coelba, associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição que auxiliaram as ações de investigação de campo. As irregularidades encontradas representavam, ainda, um risco a segurança para a população local, uma vez que as ligações foram feitas fora dos padrões técnicos.           

    

Crime e denúncias         


A Neoenergia Coelba ressalta que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site www.neoenergiacoelba.com.br , na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.    



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Defesa de Bolsonaro pede que passaporte seja devolvido
Segundo pedido foi protocolado na semana passada
Em ofício, Latam confirma que Filipe Martins não saiu do Brasil
Companhia aérea afirmou que Filipe embarcou no voo de Brasília à Curitiba no dia 31/12/2022
Professores da UFSC se revoltam com Lula e declaram greve: "esqueceu de quem lutou contra o fascismo
Os docentes declararam que fizeram são lulistas e fizeram campanha para o petista mas foram abandonados
Macron afirmou que acordo Mercosul - UE 'é um péssimo acordo'
Durante o Fórum Econômico Brasil-França, presidente da França defendeu que é possível, no entanto, reconstruí-lo
Foi grave Venezuela impedir opositora de Maduro, afirma Lula e Macron
A declaração dos presidentes foi depois de reunião bilateral no Palácio do Planalto por conta da 1ª visita oficial do francês ao Brasil
PF investiga criação de perfil falso do ministro Lewandowski em rede social
Suspeito criou um perfil em nome de Lewandowski em rede social sem autorização
Carregando..