Resultado das eleições do Conselho Tutelar de cidade na Bahia é suspenso pela Justiça por quebra de sigilo de voto

Cédulas oficiais da eleição não obedeceram às exigências legais no município de Itaberaba, na região da Chapada Diamantina
Por: Brado Jornal 17.out.2023 às 18h54
Resultado das eleições do Conselho Tutelar de cidade na Bahia é suspenso pela Justiça por quebra de sigilo de voto

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) suspendeu o resultado da eleição do Conselho Tutelar de Itaberaba, cidade na região da Chapada Diamantina. A decisão foi anunciada na segunda-feira (16), pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), após pedido do órgão estadual.

Segundo o MP-BA, houve quebra dos sigilos do voto porque as cédulas oficiais não obedeceram às exigências legais e não foram devidamente autenticadas. Com a decisão, os conselheiros que ocupam os cargos atualmente seguem nas funções.

Segundo o promotor de Justiça José Carlos Rosa de Freitas, autor da ação, aconteceram situações que determinaram a quebra da integridade da eleição e a quebra de tratamento equilibrado entre os candidatos.

Ainda de acordo com o promotor, como a votação foi por meio de cédulas, deveria ter ocorrido a abertura das urnas de lonas, expondo o interior aos candidatos, fiscais e todos os presentes com o objetivo de assegurar a lisura do pleito, o que não ocorreu.

O promotor de Justiça detalhou que houve quebra dos sigilos dos votos, porque as cédulas não obedeciam às exigências legais, além de não terem sido autenticadas através de rubricas de integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) ou mesários. Algumas cédulas também tinham frases e anotações nos versos.

Quando as cédulas de votação foram auditadas, ficou constatado também que houve uma lista avulsa de eleitores que não estavam inscritos na relação fornecida pela Justiça Eleitoral. Além disso, o número de cédulas depositadas nas urnas foi superior ao número de votantes.


Eleição do Conselho Tutelar

Neste ano, a votação para os representantes ocorreu no dia 1º de outubro, e foi feita, pela primeira vez, por meio de urnas eletrônicas em 223 das 417 cidades baianas, com apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).

Os demais municípios que não tiveram os equipamentos eletrônicos utilizaram cédulas em urnas de lona, também do órgão. Puderam votar todos os cidadãos a partir dos 16 anos, que estivessem em situação regular perante a Justiça Eleitoral.

Na eleição, o voto é secreto, direto, facultativo e só é permitido escolher um candidato.

Foram escolhidos 2.225 membros para compor os 445 Conselhos Tutelares existentes em toda a Bahia. Cada conselho possui 5 membros titulares e os eleitos vão cumprir exercício no mandato de 2024 até 2027. A posse dos escolhidos está prevista para o dia 10 de janeiro do ano que vem.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jacobina e Irecê: Capitão Alden visita cidades no final de semana
Parlamentar contou com a presença do deputado estadual Diego Castro em Irecê
Carregando..