Falta de energia elétrica interrompe abastecimento de água em diversas cidades baianas

Situação vem sendo regularizada de forma gradativa
Por: Brado Jornal 21.dez.2023 às 17h29
Falta de energia elétrica interrompe abastecimento de água em diversas cidades baianas

As fortes chuvas ocorridas desde quarta-feira (20) em várias regiões da Bahia provocaram a interrupção ou oscilações no fornecimento de energia elétrica que vêm afetando a operação de sistemas de abastecimento de água. A Embasa vem acionando a concessionária Coelba assim que verifica a parada dos equipamentos, mas ainda não houve o restabelecimento da energia em alguns dos sistemas desde ontem. Além disso, Embasa e Coelba continuam em interlocução, buscando a solução mais rápida e eficaz para resolver a situação.   

A energia já foi retomada na manhã de hoje (21) em alguns pontos, a exemplo de: Paraguaçu-Milagres, que atende a municípios como Castro Alves, Santa Teresinha, Milagres, Itatim, Nova Itarana, Feira de Santana, Andaraí, Paulo Afonso-Santa Brígida e localidades rurais pertencentes também a outros municípios. A ilha de Itaparica também teve o fornecimento afetado, assim como o sistema de Santo Antônio de Jesus, que atende ainda São Miguel das Matas, Dom Macedo Costa e Varzedo. Entre os sistemas ainda sem energia elétrica, Pojuca, Serrinha-Coité, Jeremoabo-Pedro Alexandre. 

“Mesmo com retorno da energia elétrica, o sistema de abastecimento, a depender de sua extensão e densidade populacional, leva de 24 a 72 horas para regularizar completamente o fornecimento de água para a população. Por isso, é importante que até que a normalização do serviço aconteça, as pessoas usem de forma criteriosa a água disponível nos reservatórios domiciliares”, diz Leonardo Góes, presidente da Embasa.   

Alguns municípios como Mata de São João, Aurelino Leal, Maragogipe, Nilo Peçanha, Belmonte, Eunápolis e Ubaitaba já estão há mais de 24 horas com o sistema paralisado por conta de falta de energia. "A Embasa vem monitorando a situação dessas localidades e, nos casos em que há viabilidade, utilizando geradores para que o fornecimento de água não seja totalmente interrompido", esclarece o diretor de Operação do Interior, Gildeone Almeida. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Cara de pau: Madonna fará “o maior show de sua vida” no Rio, diz Eduardo Paes após prefeitura pagar R$ 10 milhões no evento
Cantora se apresenta neste sábado (4.mai) na praia de Copacabana; prefeitura estima um público de 1,5 milhão de pessoas
07/9/22: TSE rejeita recurso de Bolsonaro e Braga Netto
Corte eleitoral tem sete votos para negar recursos contra condenação por campanha eleitoral com dinheiro público em 7 de Setembro de 2022
Antes de viagem para o Rio de Janeiro, Bahia faz coletivo tático
Tricolor entra em campo às 18h30 de domingo, 5, contra o Botafogo
Jerônimo Rodrigues anuncia que PMs vão começar a usar câmeras corporais na Bahia
Segundo foi anunciado pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), no total, 3.300 "bodycams"
Alexandre de Moraes pede nova investigação contra Monark
Ministro já havia ordenado o bloqueio de perfis do influenciador depois de acusá-lo de publicar “notícias fraudulentas”
Rio Grande do Sul contabiliza 56 mortes devido a fortes chuvas
Evento climático extremo atinge o estado desde início da semana
Carregando..