Moradores de Urandi-Ba estão sem água nas torneiras há 4 dias

Município recebe apoio de carros-pipas, já que a água que sai das torneiras ficou misturada ao barro e está imprópria para consumo
Por: Brado Jornal 26.jan.2024 às 16h25
 Moradores de Urandi-Ba estão sem água nas torneiras há 4 dias

Moradores do município de Urandi, no sudoeste do estado, estão há quatro dias sem água, por causa de fortes chuvas que atingiram a cidade na última segunda-feira (22). Até esta sexta-feira (26), a situação ainda não havia sido normalizada.

O abastecimento em toda a cidade, que tem cerca de 17 mil habitantes, é feito através da nascente do rio Cabeceiras e Raiz. Logo, o fornecimento de água em Urandi não é realizado por meio de uma empresa privada.

Segundo os moradores, por causa das fortes chuvas e da obra de instalação de um parque eólico, houve um deslizamento de terra no local e a nascente, que era limpa e possuía água potável, encontra-se com terra e barro.

Os habitantes receberam nos últimos dias nas torneiras dos imóveis água imprópria para consumo, e por causa disso, carros pipas realizam o abastecimento de água de forma emergencial.

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (26), uma audiência pública com a presença do Ministério Público Ambiental, do Inema, de membros da Prefeitura e da Câmara de Vereadores para debater os impactos ambientais causados pela obra do parque eólico.

Por meio de nota, o Parque Eólico Serra das Almas informou que tem monitorado os recursos hídricos da área, com a realização de amostras das nascentes para análise da qualidade da água.

Até o momento, segundo a empresa, não foram verificados parâmetros acima dos valores máximos permitidos pela portaria do Ministério da Saúde.

A empresa disse ainda que o estudo realizado evidenciou que as áreas das nascentes não sofreram danos e que mantém contato com a população e as autoridades com a disponibilidade de caminhões pipa e galões de água mineral.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Homem conhecido como Cigano Ricardo é executado em emboscada na Bahia
Vítima de 34 anos foi atraída por ligação falsa de quitação de dívida em área rural de Olindina
Piatã registra a menor temperatura da história do Nordeste
Recorde de 1,2°C foi atingido na Chapada Diamantina em agosto dos anos 1980, e município baiano volta a ter madrugadas geladas
ACM Neto tranquiliza após susto em voo de pré-campanha
Pré-candidato ao governo da Bahia relata problema técnico na aeronave e agradece orações de apoiadores
Denúncia de funcionário fantasma em Itapetinga: apenas 4 vereadores assinam CPI
Poucos parlamentares cobram explicações sobre fraudes na Prefeitura
Aprovada lei para carregadores de carros elétricos em condomínios
Nova norma garante direito de instalação individual em vagas privativas e prepara novos prédios para veículos sustentáveis
Jerônimo Rodrigues manifesta solidariedade a ACM Neto após incidente aéreo
Governador baiano deseja que pré-campanha transcorra em ambiente seguro e de debates políticos
Carregando..