Bahia: Governo e MP firmam acordo para melhorar transporte metropolitano

Estado destinará R$ 70 milhões para manter serviço e evitar reajuste imediato no metrô
Por: Brado Jornal 21.fev.2025 às 18h00
Bahia: Governo e MP firmam acordo para melhorar transporte metropolitano
Ministério Público e Governo da Bahia fazem acordo para 'solução imediata' do transporte público metropolitano — Foto: Reprodução/TV Bahia

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Procuradoria-Geral do Estado assinaram, na quinta-feira (20), um acordo para garantir uma solução emergencial no transporte público da Região Metropolitana de Salvador. O objetivo é melhorar um serviço que transporta mensalmente mais de 3 milhões de pessoas e que vem sendo alvo de frequentes reclamações de usuários.

O acordo prevê a contratação emergencial de novas empresas para operar temporariamente o sistema de ônibus urbano metropolitano por um período de um ano. Durante esse tempo, o Governo do Estado deverá realizar um processo de licitação para definir as empresas que assumirão o serviço de forma definitiva.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comemorou o acerto e anunciou um investimento estadual de R$ 70 milhões. "Nós vamos arcar, por mais um período, com o não aumento na tarifa do metrô, e também teremos aumento na tarifa do transporte metropolitano", declarou ao lado de sua equipe.

O pacto foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, secretários estaduais, promotores de Justiça e o diretor da Agerba, Carlos Martins. Além da contratação emergencial, estão previstas reuniões mensais para monitorar a implementação das medidas.

O sistema metropolitano de ônibus atende sete cidades da Região Metropolitana de Salvador, sendo que 63 linhas integram com o metrô da capital. O modelo de bilhetagem eletrônica, chamado "metropasse", permite a integração entre os modais, garantindo economia para os passageiros.

O setor enfrenta problemas recorrentes, como frota reduzida, superlotação e atrasos, levando a sucessivas queixas de usuários. A expectativa é que, com o novo acordo, a qualidade do transporte melhore enquanto o governo busca uma solução definitiva para o sistema.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Governo federal critica relatório e planeja nova proposta para jornada de 40 horas
Reunião define posição unificada contra manutenção da escala 6x1
Obra do Hospital Regional de Alagoinhas avança, mas relação do prefeito com empresa contratada reacende suspeitas
O foco das críticas recai sobre a participação da QG Construções, uma das empresas responsáveis pelo empreendimento, e seu vínculo familiar com o atual prefeito, Gustavo Carmo.
Suspeito de arrastar mulher por quilômetros na Marginal Tietê diz que queria atingir o acompanhante dela
“Eu fui para atropelar ele, não ela”, afirma Douglas Alves da Silva em vídeo gravado após prisão
Trump suspende processamento de vistos e cidadania de 19 nações
Nova restrição amplia proibições de viagem e foca em vetting reforçado após incidente em Washington
Carregando..