A prefeitura de Cansanção suspende comercialização de destilados por 15 dias em medida preventiva

Decisão visa proteger a população após indícios de bebidas irregulares, como metanol, e segue operação que apreendeu mais de 500 garrafas suspeitas no norte da Bahia
Por: Brado Jornal 13.jan.2026 às 14h58
A prefeitura de Cansanção suspende comercialização de destilados por 15 dias em medida preventiva
Foto: Polícia Civil da Bahia
A administração municipal de Cansanção, no norte da Bahia, determinou a proibição temporária da venda, distribuição e exposição para comercialização de bebidas destiladas em todo o território do município. O prazo estabelecido é de 15 dias, com início em 10 de janeiro de 2026 (sábado), estendendo-se até 24 de janeiro.

A medida foi formalizada pelo Decreto Municipal nº 001/2026 e tem caráter exclusivamente protetivo, sem pressupor culpa prévia de estabelecimentos ou comerciantes. Ela surge em resposta a preocupações com a possível presença de substâncias perigosas, incluindo metanol, capaz de provocar intoxicações graves e até óbitos. A prefeitura destacou que a suspensão acompanha a instauração de um Procedimento Administrativo de Sindicância para investigar irregularidades que ameaçam a saúde pública.

O contexto inclui a Operação Bebida Envenenada, realizada em 8 de janeiro pela 19ª Coorpin/Senhor do Bonfim, Delegacia Territorial de Cansanção e outros órgãos, que resultou na interdição de três pontos comerciais, na condução de uma pessoa à delegacia e na apreensão de 535 garrafas de destilados (como whisky, gin, vodka e cognac) com suspeita de adulteração. Os produtos foram encaminhados para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Um dos destaques foi a maior apreensão no povoado Tanque da Gameleira, onde um evento em clube privado programado para 10 de janeiro teve sua autorização cancelada pela prefeitura.

A fiscalização cabe à Vigilância Sanitária e ao setor de Tributos municipais, com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar quando necessário. A prefeitura reforçou que a ação busca preservar a segurança dos consumidores e evitar riscos à população.Denúncias anônimas sobre irregularidades podem ser feitas pelo Disque Denúncia da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, no número 181.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
A prefeitura de Salvador avança na renovação da parceria com a Ambev para patrocinar o Carnaval até 2031
Acordo de cinco anos prevê reajuste no valor anual, inclusão de novos eventos e suporte ampliado à folia e aos trabalhadores envolvidos
Paulo Azi anuncia intensificação de articulações para chapa de ACM Neto em fevereiro
Deputado do União Brasil defende pré-candidatura de ACM Neto ao governo da Bahia em 2026, critica gestão petista de quase 20 anos e prevê composição competitiva com vice e senadores; cenário presidencial permanece aberto.
Deputado aliado de Jerônimo duvida que chineses construam a Ponte Salvador-Itaparica
Félix Mendonça Júnior defende nova licitação internacional e critica contratos com empresas chinesas por falta de transparência e foco em lucros
Deputado Nelson Leal critica início de 2026 como pior momento da gestão Jerônimo
Parlamentar do PP aponta agravamento em segurança, saúde e infraestrutura, obras paralisadas e falta de liderança
Superávit de US$ 2,8 bilhões com Irã coloca Brasil no radar de novas tarifas anunciadas por Trump
Comércio bilateral com Irã gera superávit de US$ 2,8 bi ao Brasil e atrai atenção de nova tarifa imposta por Trump
Ambulantes da rodoviária antiga são abandonados e não terão lugar no novo terminal, admite Jerônimo
Após anos de promessas, governo do PT exclui vendedores informais da inauguração em Águas Claras e adia solução para “etapa futura” sem data definida
Carregando..