Apresentador propõe blindagem a investigação sobre filho de Lula em troca de anistia a Bolsonaro

Gustavo Segré classifica ideia de reduzir pressão por CPI do Banco Master como jogada interessante, apesar de soar ruim, para possibilitar pena menor ao ex-presidente.
Por: Carol Barbalho 26.fev.2026 às 18h21
Apresentador propõe blindagem a investigação sobre filho de Lula em troca de anistia a Bolsonaro
Reprodução / Youtube
Em meio a tumulto na sessão da CPMI do INSS, parlamentares aprovaram a quebra de sigilo bancário e fiscal de Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A aprovação ocorreu em votação simbólica e em bloco, incluindo outros 86 requerimentos, como a quebra de sigilo do Banco Master entre 2015 e 2025 e da CredCesta de abril de 2017 a dezembro de 2025.
A sessão foi interrompida por confusão, com empurrões, gritos e agressões físicas entre deputados e senadores, após protestos de parlamentares da base governista contra a votação.

A CPMI investiga esquema de fraudes bilionárias no INSS, envolvendo desvios em benefícios pagos a aposentados e pensionistas, ligados ao mercado de crédito consignado. O requerimento para quebra de sigilo de Lulinha, apresentado pelo relator deputado Alfredo Gaspar, baseia-se em representação da Polícia Federal.
Lulinha é suspeito de ser sócio oculto de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como careca do INSS, lobista envolvido no esquema. Um delator mencionou que Lulinha recebeu 25 milhões do careca do INSS, além de uma mesada.

Além da CPMI do INSS, há pressão para abertura de uma CPI específica do Banco Master, com 129 milhões de razões citadas por senador Eduardo Girão. O Banco Master é apontado como envolvido nas fraudes, com convocações aprovadas para seu ex-CEO Augusto Ferreira Lima e outros, como ex-assessor de senador Weverton Rocha, Gustavo Gaspar, e ex-assessor de presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Nos bastidores, cúpula do Congresso sinaliza possibilidade de votar pena menor a Jair Bolsonaro se pressão por CPI do Banco Master esfriar. Em programa Faroeste à Brasileira, exibido nesta quinta-feira na Revista Oeste, apresentador Gustavo Segré abordou o tema, afirmando que isso pode soar ruim, mas é uma jogada interessante.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jaques Wagner é intimado pela PF para depoimento sobre caso Master
Senador deve depor em 7 de agosto em Brasília; foi alvo de buscas na operação que investiga fraudes no Banco Master
Governo de Lula anuncia pacote de crédito de r$ 145 bilhões
Medidas incluem financiamentos para motoristas e programas habitacionais, com parte das despesas fora dos limites fiscais
PF mira quadrilha que desviou R$ 45 milhões da Caixa
Operação Infiltrados investiga advogados, servidores e contraventores por fraudes e obstrução de Justiça
Wagner confirma chance de Lula na convenção estadual do PT
Senador baiano diz que presidente ainda não tem decisão final sobre presença no evento
Trecho da BR-324 com cratera em Simões Filho é totalmente liberado após duas semanas
Pista no km 604 volta a operar normalmente nos dois sentidos após obras emergenciais do Dnit
Carregando..