A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (18.nov.2025) a Operação Compliance Zero, que resultou na prisão de Daniel Vorcaro, fundador e controlador do Banco Master. O objetivo da ação é desarticular a prática de emissão de títulos de crédito fraudulentos por entidades financeiras integrantes do Sistema Financeiro Nacional (SFN). As apurações começaram no ano passado, a partir de solicitação do Ministério Público Federal (MPF), e identificaram a criação de carteiras de crédito inexistentes, comercializadas para outra instituição bancária e, posteriormente, trocadas por ativos sem análise técnica apropriada durante inspeção do Banco Central.
Entre os delitos sob investigação estão a gestão fraudulenta, a gestão temerária, o funcionamento de organização criminosa e tipificações correlatas. Durante a operação, foram executados cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 de busca e apreensão, além de diversas medidas protetivas, distribuídos pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.
A detenção de Vorcaro ganhou contornos adicionais um dia antes, em 17.nov.2025, quando a Fictor Holding Financeira revelou a aquisição do Banco Master, acompanhada de um aporte de R$ 3 bilhões em capital para formar o Banco Fictor – ainda sujeito a aprovações do Banco Central e do Cade. De acordo com o acordo, a holding passará a deter 100% das ações pertencentes a Vorcaro; a nomeação de um novo presidente e as tratativas para incorporação do Will Bank e do Banco Master Investimentos ocorrerão em etapas subsequentes.
No mesmo dia da operação, o Banco Central comunicou a instauração de processo de liquidação extrajudicial do Master, com o bloqueio de bens dos controladores e ex-gestores da instituição.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...