Bolsonaro sanciona lei que cancela guincho em blitz e dá 15 dias para motorista regularizar carro

Caso o licenciamento do automóvel esteja vencido, o motorista será cobrado pela taxa para concluir o processo na hora e ser liberado.
Por: Brado Jornal 18.nov.2021 às 06h12
Bolsonaro sanciona lei que cancela guincho em blitz e dá 15 dias para motorista regularizar carro

Motoristas com veículo irregular parados em blitz passaram a ter um prazo de até 15 dias para regularizar a situação sem que o transporte seja guinchado durante a fiscalização de trânsito. A norma consta na Lei 14.229/21, que recebeu sanção do presidente Jair Bolsonaro e foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 21 de outubro. 

No entanto, a nova deliberação será aplicada somente quando a irregularidade não afetar a segurança do carro, como lacres ou numeração do chassi violados ou ausentes, presença de dispositivo antirradar, ausência de placa e placas apagadas ou sem visibilidade.

“Quando não for possível sanar a irregularidade no local da infração, o veículo, desde que ofereça condições de segurança para circulação, será liberado e entregue a condutor regularmente habilitado, mediante recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual”, reforça um trecho da lei. 

Caso o licenciamento do automóvel esteja vencido, o motorista será cobrado pela taxa para concluir o processo na hora e ser liberado. 

PROCEDIMENTO
A autoridade de trânsito está autorizada a liberar o condutor e livrar o veículo do guincho, mas deve reter o Certificado de Registro Veicular (CRV) mediante recibo e informar a data-limite de 15 dias para a regularização. 

Se após o prazo o condutor não cumprir com a obrigação, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) irá registrar uma restrição no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam)

Ao mesmo tempo, o veículo também poderá ser bloqueado administrativamente e removido ao pátio do órgão em caso de nova blitz. 


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Mendonça autoriza inquérito da Pf sobre filme de Bolsonaro
Procuradoria-geral da República vê indícios suficientes em repasses feitos por Daniel Vorcaro para a produção Dark Horse
Andy Burnham assume como primeiro-ministro do Reino Unido e é o primeiro católico desde 1558
Novo líder britânico marca história ao ocupar o cargo após séculos sem um católico na função
Flávio Bolsonaro é acionado no TSE
Senador e pré-candidato à Presidência responde a representação por falas sobre urnas eletrônicas
“A eleição na Bahia é importante demais para tirar o Lula”, afirma vereador Tenóbio (PL) de Lauro de Freitas
O vereador Tenóbio (PL), de Lauro de Freitas, participou nesta quarta-feira da convenção que oficializou a candidatura de ACM Neto ao Governo da Bahia, no Centro de Convenções de Salvador, e defendeu maior atenção do PL nacional ao estado
PP e União Brasil optam pela neutralidade na eleição presidencial
Federação decide não apoiar Flávio Bolsonaro e dá liberdade aos diretórios estaduais
Trump rebate Lula e defende interesse em eleições brasileiras
Governo americano afirma preocupação com liberdade de expressão e integridade do processo democrático no Brasil
Carregando..