Apenas 47% dos brasileiros acreditam na mídia, diz pesquisa internacional

Ao analisar o cenário global, a pesquisa revela que a confiança na mídia caiu em 15 de 27 países.
Por: Brado Jornal 19.jan.2022 às 06h27
Apenas 47% dos brasileiros acreditam na mídia, diz pesquisa internacional

Uma pesquisa da consultoria norte-americana Edelman mostrou que o Brasil está entre os países que menos confiam na mídia: 47% disseram acreditar no que é dito por jornalistas.

De acordo com o levantamento publicado nesta terça-feira, 18, o índice representa um recuo de 1%, dentro da margem de erro, de 48% para 47%, em relação ao ano passado.

Ao analisar o cenário global, a pesquisa revela que a confiança na mídia caiu em 15 de 27 países. A queda na confiança é maior em países como Alemanha (-5%), Austrália (-8%), EUA (-6%) e Coreia do Sul (-7%).

A menor confiança na mídia é na Rússia, onde apenas 29% dos entrevistados disseram acreditar no que é dito na imprensa nacional. O país praticamente não tem imprensa livre.

Os sete países que demostraram confiança na mídia são: China (80%), Indonésia (73%), Índia (66%), Tailândia (66%), Arábia Saudita (64%), Emirados Árabes Unidos (64%) e Malásia (60%).

A China, que está em primeiro lugar no ranking, não tem imprensa livre e os veículos de imprensa são estatais, controlados pela ditadura de Pequim.

A pesquisa da consultora Edelman reuniu a opinião de 36 mil pessoas em 28 países e, além da confiança na mídia, mostrou um recuo na confiança global em governantes e profissionais da mídia nos países democráticos.

Países como Alemanha, Austrália, Holanda, Coreia do Sul e Estados Unidos foram os que mais perderam a confiança em seus líderes de governo, mídia, setor empresarial e ONGs.

A maioria dos entrevistados disse que jornalistas (67%) e líderes do governo (66%) tentam propositalmente “enganar as pessoas com o que sabem ser informações exageradas ou falsas”. A opinião é compartilhada por 63% dos entrevistados em relação aos executivos de negócios.

Como registra o portal Poder360, no relatório lançado em janeiro de 2020, meses antes do avanço da pandemia no mundo, 65% dos entrevistados acreditavam em governantes. A mídia, porém, já enfrentava a descrença de 56% da população. De lá para cá, apenas o setor empresarial manteve a reputação, com 61% de confiança do público.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Brasileiros buscam cidadania do Benin para reconectar raízes africanas
Lei de nacionalidade incentiva reparação histórica e reconexão cultural
Ataques dos EUA no Pacífico matam cinco em barcos suspeitos de tráfico
Expansão da ofensiva antidrogas de Trump para novas rotas marítimas intensifica tensões regionais
Justiça determina remoção de posts difamatórios contra advogados baianos pela Meta
Decisão liminar exige medidas para cessar ataques e prevenir novas publicações
Amazon planeja trocar 600 mil vagas por máquinas nos estados unidos
Estratégia de automação visa cortar custos e impulsionar eficiência em centros de distribuição
Absolvição dos envolvidos no incêndio do Ninho do Urubu reacende indignação dos parentes das vítimas
Decisão em primeira instância não convence familiares e Ministério Público, que planejam apelação; tragédia de 2019 expõe falhas graves em instalações esportivas
Prefeitos aliados pressionam governo Jerônimo Rodrigues por avanço em projetos anunciados no interior
Parlamentares governistas relatam atrasos em intervenções de infraestrutura e saúde, com receios sobre reflexos eleitorais
Carregando..