Eclipse Lunar total ocorre neste domingo (15); saiba como acompanhar

Evento terá seu ponto máximo durante a madrugada
Por: Brado Jornal 15.mai.2022 às 20h44 - Atualizado: 15.mai.2022 às 20h45
Eclipse Lunar total ocorre neste domingo (15); saiba como acompanhar
((APA/Divulgação))

Um eclipse lunar total tomará os céus no fim da noite deste domingo (15) e nas primeiras horas da madrugada de segunda-feira (16).

No Brasil, de acordo com o Clima ao Vivo, o evento deverá começar as 23:27h dos dias 15 de maio e o final do evento ocorrer às 03:50h do dia 16 de maio de 2022. Seu ponto máximo será quando a lua estará totalmente no cone de sombra da Terra, e ficará com o tom avermelhado, por volta da 01:00h da madrugada de segunda-feira (16).

O Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (ON/MCTI), fará a transmissão ao vivo do eclipse a partir de 23h15, pelos telescópios de seus parceiros do projeto O Céu em sua Casa: observação remota.

Nebulosidade

O Brasil se encontra em uma posição global privilegiada para apreciar o eclipse lunar, contudo a visibilidade do fenômeno será prejudicada decorrente ao excesso de nebulosidade, em algumas áreas é provável que nem consiga ver o evento.  A previsão é de muitas nuvens e chuva em boa parte do país.

Nuvens se formam com grande disponibilidade de calor e umidade, se espalhando pelo Norte e pelo Nordeste. Uma frente fria passa pelo litoral da Bahia e aumenta a nebulosidade na região.

Outra frente fria avança do Sul para o Sudeste e as demais áreas do Brasil já no domingo (15), contribuído para a formação de nuvens sobre estas regiões. E a mesma será responsável pela onda de frio da próxima semana.

O fenômeno

A tecnologista sênior do Observatório Nacional, Dra. Josina Nascimento, explica que quando um corpo extenso, como o Sol, ilumina outro corpo extenso ocorrem duas regiões de sombra: a penumbra e a umbra. No caso da penumbra, a sombra recebe luz de alguns pontos da fonte luminosa. Já a umbra é uma sombra que não recebe luz nenhuma da fonte luminosa.

“Quando a Lua entra na penumbra, temos um eclipse penumbral, quando entra em parte da umbra, temos um eclipse parcial e quando entra totalmente na umbra temos o eclipse total, quando a Lua fica ainda mais linda e avermelhada. Todo eclipse total passa pelas fases penumbral e parcial”, destaca Josina.

"Esse eclipse da Lua é triplo-total para os brasileiros: é um eclipse total, totalmente visível em todo o Brasil. É totalmente visível porque a Lua estará acima do horizonte (e alta no céu) durante todas as fases do eclipse: penumbral, parcial, total, parcial e  penumbral. O próximo eclipse total da Lua que poderá ser visto nessas circunstâncias aqui no Brasil será somente de 25 para 26 de junho de 2029. Vamos torcer para que o tempo fique bom e que possamos assistir esse fenômeno maravilhoso", completa Josina.

Durante o eclipse penumbral não é perceptível a olho nu a diferença na luminosidade no disco da Lua. Mas, às 23h27 tem início o eclipse parcial. O disco da Lua começa a escurecer o que é perceptível a olho nu. "A lua parece estar sendo cada vez mais mordida", comenta Josina. Às 00h29 do dia 16 começa o eclipse total e a coloração da Lua será cada vez mais vermelha. O máximo do eclipse total será à 1h11. A Lua ficará imersa na umbra até 1h54 quando começará a sair para a penumbra e voltaremos a assistir o eclipse parcial e depois novamente o penumbral. Confira aqui os horários de cada cidade.

Segundo Josina, mesmo antes do início do eclipse total a Lua já começa a adquirir a cor avermelhada que vai se intensificando até o máximo do eclipse. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jornalista do Twitter Files Brasil considera ação da AGU uma ‘vergonha nacional’
Governo Lula pediu investigação contra Shellenberger por divulgar documentos sigilosos
CCJ aprova projeto que autoriza estados a legislarem sobre armas de fogo
Projeto descentraliza a responsabilidade pela regulação do porte e da posse de armas de fogo
Carregando..