Comissão parlamentar externa de investigação de crimes na região Norte realiza a 1ª visita a Atalaia

Comitiva se reúne com representantes indígenas e com a Força Tarefa montada para achar os culpados pelas mortes de Dom Phillips e Bruno Pereira
Por: Brado Jornal 01.jul.2022 às 14h47
Comissão parlamentar externa de investigação de crimes na região Norte realiza a 1ª visita a Atalaia
Divulgação

A comissão temporária parlamentar de investigação à criminalidade na Amazônia fez a primeira visita oficial a Atalaia do Norte, na última quinta-feira, 30. O assassinato violento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira levou à criação do grupo que pretende fazer um levantamento paralelo ao da Polícia Federal para entender a violência na região e as circunstâncias das mortes. Além do presidente da comissão Randolfe Rodrigues (Rede- AP), os senadores Fabiano Contarato (PT- ES), Leila Barros (PDT-DF) e Eduardo Velloso (União -AC) e os deputados José Ricardo (PT-AM), Joenia Wapichana (Rede- RO), Vivi Reis (PSL-PA), João Daniel (PT-SE), Rodrigo Agostinho (PSB-SP), Erika Kokay (PT-DF), Reginaldo Lopes (PT-MG) estavam na comitiva que desembarcou no Norte. Lá se reuniram com a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), que também fizeram buscas por Dom e Bruno.  O Vale do Javari é a segunda maior reserva e muito conhecida por ser uma região de conflitos violentos.

Os parlamentares receberam documentos e ouviram relatos sobre as ameaças de violência que sofrem os indígenas, durante a reunião. Também foram recebidos pela Força Tarefa que atua na região, formada pelas polícias Civil, Militar e Federal, além da Marinha e do Exército. O senador Rodrigues já voltou, mas alguns membros da comissão permaneceram no local. A visita é considerada crucial para a investigação. Vale lembrar que o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, publicou levantamento esta semana que colabora com as investigações.  O local carece de atenção e de uma política pública para disseminar a criminalidade. Segundo as estatísticas, das 30 cidades mais violentas do Brasil, a maior parte, 13, está nas áreas rurais do Norte. A região virou rota do narcotráfico e de atividades econômicas exploratórias ilegais, como mineração, pesca e extração de madeira. Trata-se de um mercado paralelo que coloca em risco os povos da floresta, que viraram guardiões da florestas, e o equilíbrio da Amazônia, que é o grande ativo do País.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
EUA negam fornecer a Moraes informações sobre Filipe Martins
Ex-assessor de Jair Bolsonaro está preso desde fevereiro
Diego Castro é escolhido por Zucco e Alden como coordenador da Frente Parlamentar Federal da Invasão Zero na Bahia
A Frente Parlamentar Invasão Zero foi criada após os trabalhos da CPI do MST na Câmara dos Deputados
Sérgio Tavares será ouvido na Comissão de Segurança Pública do Senado
O português será ouvido para “elucidar as diversas dúvidas decorrentes do acontecimento em que esteve envolvido na sede da PF no aeroporto”
Cachorro morre após falha no transporte aéreo da Gol
Caso aconteceu nesta segunda-feira (22)
TSE reserva R$ 4 milhões para auditoria externa do sistema eleitoral
O objetivo é 'é validar, sob a ótica externa, que os exames de funcionamento das urnas eletrônicas são conduzidos de forma transparente'
Porsche que causou acidente estava a mais de 150 km/h, diz laud
O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, dirigia o veículo da marca Porsche a 156 km/h, instantes antes de se envolver em um acidente que matou o motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana, em 31 de março, na Zona Leste de São Paulo. A velocidade máxima permitida na via é de 50 km/h. A informação sobre a velocidade do veículo, que estava três vezes acima do limite, foi confirmada pelo Ministério Público de São Paulo, que complementou dizendo que foi solicitada uma perícia scanner em 3D “para elucidar o acidente com detalhes”, segundo a nota. Na manhã desta terça-feira, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que os policiais envolvidos na abordagem ao jovem logo após o acidente serão responsabilizados por falha de procedimento.
Carregando..