Professores da UFSC se revoltam com Lula e declaram greve: "esqueceu de quem lutou contra o fascismo

Os docentes declararam que fizeram são lulistas e fizeram campanha para o petista mas foram abandonados
Por: Brado Jornal 28.mar.2024 às 17h20
Professores da UFSC se revoltam com Lula e declaram greve:

Professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) expressaram sua indignação com o tratamento negligente que afirmam ter recebido do governo Lula. Em uma fala contundente, eles destacaram que, enquanto outras áreas recebem investimentos, a universidade fica à margem das prioridades.

"O governo garantiu dinheiro para a militar, para a judiciário, para a igreja, para o fundo eleitoral, para a base, que inclusive saiu às ruas para fazer campanha para as eleições, para lutar contra o fascismo, porque nós da universidade temos muito a ver com isso. Sim, aí ele fecha as portas para a gente novamente", declarou um dos professores.

Além disso, os docentes afirmam terem sido abandonados pelo governo, apesar de terem sido lulistas e apoiado o petista em campanhas passadas. Eles relatam que os problemas estruturais da universidade, como alagamentos que levam à suspensão de aulas, persistem sem solução.

"O centro quando sobe tem que suspender a aula, porque está tudo alagado, e outros centros também. E é sobre isso que nós precisamos falar. É muito fácil dizer que Lula não dá porque não quer. Mas o mais difícil é demonstrar que a gente tem condição de lutar para conseguir não só o reajuste salarial, mas o dinheiro da universidade para combater o fascismo", desabafou outro professor.

Diante da possibilidade de um governo de extrema direita nas próximas eleições, os professores alertam para a necessidade de resistência e mobilização. Eles apontam que, mesmo com recursos provenientes de reformas tributárias, a universidade continua sendo deixada de lado.

"É muito provável que a gente tenha o governo de extrema direita na próxima eleição. Agora, nesse primeiro trimestre, já são 12 bilhões a mais resultado da reforma tributária por estarem taxando grandes fortunas. Então tem grana e tem as condições. Então bora para Brasília! Bora brigar", ressaltou outro professor.

Os docentes destacaram ainda a exclusão da universidade das funções específicas de Estado, como as forças de segurança e a arrecadação, enfatizando que o orçamento destinado à UFSC continua insuficiente para suprir suas necessidades.

"O Lula, o atual presidente, recentemente avaliou a questão das funções específicas de Estado, onde entram as forças de segurança, o pessoal da arrecadação, fazenda e diplomacia. O resto fica de fora. Os professores, saúde, etc. Fiscalização ficou de fora. O orçamento do ano passado para a Universidade Federal já era pequeno, já era baixo. E desse ano é melhor que do ano passado. É na resistência, fazendo esse governo lembrar quem somos nós e qual o nosso papel aqui", concluíram os professores.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PGR quer que Filipe Martins autorize EUA a divulgarem dados de viagens
Paulo Gonet defendeu também que Moraes acione o Ministério da Justiça
UFBA anuncia greve dos professores
Apesar do parecer favorável do sindicato dos professores, muitos alunos se mostraram insatisfeitos com a decisão
Senado vai recorrer contra decisão do STF que suspende desoneração da folha
Pacheco ressaltou que premissa da AGU - que havia pedido ao Supremo que fosse declarada inconstitucional da desoneração - não é verdadeira
Zambelli denuncia ao TCU e ao MPF megalicitação suspeita do governo Lula
Todas as agências vencedoras de acordo com a reportagem, possuem ligação com algum ministro ou alguém ligado ao Presidente Lula.
Anderson Leonardo, cantor do Molejo morre aos 51 anos
Ele estava internado e seu quadro vinha piorando desde domingo (21)
Governo Lula nomeia substituto do primo de Lira para Incra
Ex-comandante de ONG ocupará posto em Alagoas após exoneração na semana passada que agravou irritação de presidente da Câmara
Carregando..