X diz esperar há mais de 1 ano sobre recursos na Justiça brasileira

Rede social de Elon Musk afirma ter pedido que sigilos fossem levantados para que usuários pudessem saber a razão dos bloqueios de seus perfis
Por: Brado Jornal 10.abr.2024 às 19h46
X diz esperar há mais de 1 ano sobre recursos na Justiça brasileira
Reprodução/X

O X (ex-Twitter) afirmou nesta quarta-feira (10) que espera há mais de 1 ano para que a justiça brasileira levante o sigilo dos pedidos de banimento de perfis da rede social.

“Entramos com vários recursos, alguns dos quais estão pendentes há mais de 1 ano. Ignorar esses recursos é uma violação do devido processo legal. Pedimos ao tribunal que levante as ordens de sigilo sem demora, que ouça nossos recursos e que os outros poderes da República façam todos os esforços, dentro de suas respectivas jurisdições, para exigir a transparência essencial em uma democracia próspera”, declara a nota divulgada pela plataforma.

O X afirma ser um direito dos usuários saberem por que estão sendo banidos. Também diz acreditar que essas determinações judiciais vão de encontro ao Marco Civil da Internet e à Constituição brasileira.

“As pessoas devem saber por que sua conta está bloqueada ou por que estão sendo investigadas, e devem ter direito ao devido processo para se defenderem em um tribunal público. […] O sigilo em torno desse processo está prejudicando a confiança nas instituições públicas”.


Eis a íntegra da nota do X:

“No centro desse debate está nossa crença de que algumas das ordens judiciais que recebemos não estão de acordo com o Marco Civil da Internet ou com a Constituição Federal brasileira.

“As pessoas devem saber por que sua conta está bloqueada ou por que estão sendo investigadas, e devem ter direito ao devido processo para se defenderem em um tribunal público. Acreditamos que esse direito é garantido pela Lei do Marco Civil e pela Constituição Federal do Brasil. O sigilo em torno desse processo está prejudicando a confiança nas instituições públicas.

“Entramos com vários recursos, alguns dos quais estão pendentes há mais de um ano. Ignorar esses recursos é uma violação do devido processo legal.

“Pedimos ao tribunal que levante as ordens de sigilo sem demora, que ouça nossos recursos e que os outros poderes da República façam todos os esforços, dentro de suas respectivas jurisdições, para exigir a transparência essencial em uma democracia próspera.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Professora é encontrada morta dentro de sacola em mata de Faxinal dos Guedes
Homem com quem mantinha relacionamento confessa asfixia após buscas; corpo estava enrolado em manta a cerca de oito quilômetros do apartamento
Brasil reassume posição de devedor externo
As reservas internacionais ficam abaixo da dívida externa pela primeira vez em quase duas décadas, reduzindo a folga cambial do país
Brado completa seis anos com expansão nas redes sociais e no jornalismo digital
Emissora fundada em 2020 por Thimoteo Oliveira consolidou programação ao vivo, produção de conteúdo para redes sociais e portal de notícias com milhões de acessos
Pesquisa PoderData: Flávio tem 51% e Lula, 49%
Levantamento aponta diferença de dois pontos percentuais entre os candidatos; margem de erro é de 1,6 ponto percentual
TSE acumula mais de 800 ações na eleição
Disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro eleva o volume de processos e exige decisões sobre WhatsApp e inteligência artificial
Alimentos mofados e vencidos levam Assaí Atacadista à Justiça em Salvador
Ministério Público da Bahia pede indenização de R$ 100 mil por danos morais coletivos e correção de irregularidades nas unidades dos Barris e do Imbuí
Carregando..