Corpos achados em embarcação no Pará são de africanos, diz PF

Embarcação foi encontrada à deriva no litoral do Pará no sábado (13)
Por: Brado Jornal 16.abr.2024 às 18h02
Corpos achados em embarcação no Pará são de africanos, diz PF
PF/Agência Brasil

A Polícia Federal identificou nesta terça-feira (16) 9 corpos na embarcação encontrada à deriva no litoral do Pará, na região de Bragança, no sábado (13). A perícia inicial, realizada em conjunto com a Polícia Científica do Pará, indica que os documentos e objetos encontrados junto aos corpos eram de migrantes do continente africano, da região da Mauritânia e do Mali. No entanto, é possível que as vítimas sejam de outras nacionalidades.

A perícia para identificação dos corpos começou na segunda-feira (15), depois de a embarcação ter sido levada para terra firme. Segundo a PF, 8 corpos estavam dentro da embarcação e o 9º corpo próximo a ela, “em circunstâncias que sugeriam fazer parte do mesmo grupo de vítimas”.

A embarcação foi encontrada por pescadores paraenses, com alguns corpos em decomposição, em um rio localizado na região de Salgado, no nordeste do Pará.

Os trabalhos de busca e resgate da embarcação com as vítimas, realizados no domingo (14.abr), transcorreram das 7h às 23h30.


IDENTIFICAÇÃO

Para saber quem são as vítimas, a PF trabalha com os protocolos de identificação de vítimas de desastres da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal, em português). O protocolo permite a identificação mesmo em estado de decomposição avançado, por meio da utilização de amostras de DNA, impressões digitais, características físicas, registros odontológicos e reconhecimento de objetos pessoais.

“Além da identidade, os trabalhos periciais terão por objetivo verificar a origem dos passageiros, a causa e o tempo estimado dos óbitos”, informou a polícia.

Participaram das ações de resgate uma embarcação da Marinha e um bote dos bombeiros militares de Bragança, Guarda Municipal, Defesa Civil Municipal, Polícia Científica do Pará e o Departamento Municipal de Mobilidade Urbana e Trânsito de Bragança.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Vereador Sandro Filho acusa MST de agressão e destruição de veículo oficial após chegada da marcha a Salvador
Político baiano afirma ter sido agredido e sofrido escoriações leves durante confusão próxima ao Centro Administrativo da Bahia (CAB), no mesmo dia em que mais de 2 mil integrantes do movimento concluíram etapa da Marcha Estadual pela Reforma Agrária e se dirigiram ao local.
Amigas desaparecidas são achadas mortas na Bahia
Duas jovens que saíram para um passeio e não retornaram foram localizadas sem vida na região de Corumbau, no extremo sul do estado.
PF faz operação contra suspeitos de morte de indígena pataxó na Bahia
Investigação mira ataque ocorrido em março de 2025 que resultou na morte de Vítor Braga Braz e ferimentos em outro indígena, em meio a conflitos territoriais no extremo sul do estado.
Quatro ex-diretores do BC mudam voto e aprovam Master em 2019
Paulo Souza, Maurício Moura, Carolina de Assis Barros e Otávio Damaso autorizam operação de Daniel Vorcaro durante gestão de Roberto Campos Neto
Morre último pracinha da FEB em Fortaleza
Sargento José Barbosa Sobrinho faleceu aos 108 anos, sendo um dos dois últimos brasileiros que combateram na Segunda Guerra Mundial.
Bolsa Família atinge 18,9 milhões de famílias em abril
Pagamento começa nesta quinta-feira (16) com investimento de R$ 12,79 bilhões e valor médio de R$ 678,22.
Carregando..