Corpos achados em embarcação no Pará são de africanos, diz PF

Embarcação foi encontrada à deriva no litoral do Pará no sábado (13)
Por: Brado Jornal 16.abr.2024 às 18h02
Corpos achados em embarcação no Pará são de africanos, diz PF
PF/Agência Brasil

A Polícia Federal identificou nesta terça-feira (16) 9 corpos na embarcação encontrada à deriva no litoral do Pará, na região de Bragança, no sábado (13). A perícia inicial, realizada em conjunto com a Polícia Científica do Pará, indica que os documentos e objetos encontrados junto aos corpos eram de migrantes do continente africano, da região da Mauritânia e do Mali. No entanto, é possível que as vítimas sejam de outras nacionalidades.

A perícia para identificação dos corpos começou na segunda-feira (15), depois de a embarcação ter sido levada para terra firme. Segundo a PF, 8 corpos estavam dentro da embarcação e o 9º corpo próximo a ela, “em circunstâncias que sugeriam fazer parte do mesmo grupo de vítimas”.

A embarcação foi encontrada por pescadores paraenses, com alguns corpos em decomposição, em um rio localizado na região de Salgado, no nordeste do Pará.

Os trabalhos de busca e resgate da embarcação com as vítimas, realizados no domingo (14.abr), transcorreram das 7h às 23h30.


IDENTIFICAÇÃO

Para saber quem são as vítimas, a PF trabalha com os protocolos de identificação de vítimas de desastres da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal, em português). O protocolo permite a identificação mesmo em estado de decomposição avançado, por meio da utilização de amostras de DNA, impressões digitais, características físicas, registros odontológicos e reconhecimento de objetos pessoais.

“Além da identidade, os trabalhos periciais terão por objetivo verificar a origem dos passageiros, a causa e o tempo estimado dos óbitos”, informou a polícia.

Participaram das ações de resgate uma embarcação da Marinha e um bote dos bombeiros militares de Bragança, Guarda Municipal, Defesa Civil Municipal, Polícia Científica do Pará e o Departamento Municipal de Mobilidade Urbana e Trânsito de Bragança.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Governo Federal autoriza garantia de R$ 8 bilhões para os Correios buscarem novo financiamento
Conselho Monetário Nacional aprova ampliação do limite em reunião desta quinta-feira (26); medida visa sustentar o plano de reestruturação da estatal, que já captou R$ 12 bilhões em dezembro de 2025 e enfrenta prejuízos bilionários
Erika Hilton é indicada para presidir a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara
Nome foi escolhido pelo partido em acordo com outras siglas e deve ser votado na próxima semana; se aprovada, parlamentar se tornará primeira trans a comandar o colegiado na história do Congresso
Paraná Pesquisas mostra empate técnico entre Lula e Flávio no 1º turno
Levantamento indica que petista perde liderança isolada; no 2º turno, senador do PL aparece numericamente à frente do presidente pela primeira vez
Itamaraty condena ofensiva conjunta de EUA e Israel contra o Irã e pede contenção máxima para evitar escalada
Nota oficial destaca grave preocupação com ataques ocorridos em meio a negociações diplomáticas; governo brasileiro reforça defesa da via negociada como único caminho viável para a paz na região e apela por respeito ao Direito Internacional e proteção de civis
Lula avança com Haddad em São Paulo e Pacheco em Minas para 2026
Ministro da Fazenda cede a pedido do presidente e deve deixar pasta em breve; senador mineiro negocia filiação para disputar governo estadual
Carregando..