Com X suspenso, mais de 2 mi de brasileiros criaram contas no Bluesky

O app afirmou que tinha cerca de 6,3 milhões de usuários antes da semana passada. Agora, são mais de 8,7 milhões
Por: Brado Jornal 04.set.2024 às 10h12
Com X suspenso, mais de  2 mi de brasileiros criaram contas no Bluesky

Aproximadamente 2 milhões de brasileiros criaram contas na rede social Bluesky depois de o X (antigo Twitter) ser suspenso no Brasil. A plataforma foi fundada pelo ex-CEO do então Twitter e é uma das alternativas para a rede social.

O Bluesky afirmou que tinha cerca de 6,3 milhões de usuários antes da semana passada. Agora, são mais de 8,7 milhões. De acordo com a rede social, há um “grande fluxo de brasileiros” se inscrevendo.

Por não salvarem dados de localização dos usuários, a plataforma não tem uma contagem total dos que estão no Brasil. No entanto, a estimativa é de que mais de 90% dos 2,4 milhões de usuários da semana passada sejam brasileiros.

“O número de novos usuários continua a crescer a cada minuto. O fluxo brasileiro também está estabelecendo novos recordes de atividade na rede, como o número de seguidores e de curtidas”, disse o Bluesky.

A plataforma disse ainda estar em contato com advogados nos Estados Unidos e no Brasil para manter a “conformidade” com a legislação brasileira. O Bluesky ainda não tem representante legal no país –um dos fatores que levou ao bloqueio do X pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Para evitar a disseminação de fake news, a rede social afirmou responder aos relatórios em dia e, segundo o chefe de confiança e segurança do Bluesky, Aaron Rodericks, os usuários podem mandar alertas quanto a conteúdos e contas relacionados à desinformação.

“No caso de violações graves, como risco para locais de votação ou autoridades eleitorais, podemos remover conteúdo ou contas. Na maioria dos casos, analisamos as reivindicações contra fontes confiáveis ​​e verificadores de fatos, e podemos rotular as postagens como desinformação”, declarou Rodericks, que anteriormente liderou esforços de integridade eleitoral no antigo Twitter.


SUSPENSÃO DO X

O X está fora do ar no Brasil por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF. A suspensão da rede social é mais um capítulo na longa disputa entre Moraes e o bilionário Elon Musk, dono da plataforma, que se arrasta há meses. Em 17 de agosto, o X fechou seu escritório no país e demitiu todos os funcionários locais.

Depois, na quarta-feira (28), Moraes intimou Musk a nomear um representante legal no Brasil sob pena de tirar o X do ar. O bilionário não cumpriu a ordem, e Moraes determinou a suspensão.

A decisão do ministro foi monocrática, ou seja, tomada de forma individual. Na 2ª feira (2.set), a 1ª Turma do Supremo, presidida por Moraes, manteve por unanimidade a decisão. Com o fim do julgamento, o bloqueio da rede segue mantido no Brasil.

No mesmo dia d0 julgamento da 1ª Turma, o partido Novo apresentou uma ação na Corte, alegando que a decisão de Moraes viola a liberdade de expressão. O relator da ação será o ministro Nunes Marques, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), crítico de Moraes e contrário à suspensão do X.

Agora, Nunes Marques tem a possibilidade de suspender a decisão e determinar a volta das atividades da rede social no país.


Poder360



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Filho de Lula deixa o Brasil rumo a Madri em meio a apurações da PF sobre fraudes no INSS
Filho de Lula sai do Brasil para Madri enquanto PF investiga supostos repasses do “Careca do INSS”
Colapso histórico do rial iraniano intensifica crise econômica e provoca protestos em massa
Desvalorização extrema da moeda iraniana, impulsionada por inflação alta e sanções rigorosas, agrava o caos no país e leva a manifestações generalizadas
Fiscalização integrada orienta vendedores de alimentos e bebidas em áreas turísticas de Salvador
Ação da Semop, Visa e GCM prioriza educação e prevenção de riscos à saúde em pontos como Porto da Barra durante verão e festas populares
Salvador nomeia 37 aprovados em concurso para atuar na saúde 37 páginas da web
Reforço na rede municipal de saúde com técnicos de enfermagem e saúde bucal
Moraes rejeita apelação de Bolsonaro para revisão de sentença no STF
Ministro classifica recurso como inviável, alegando que processo já obteve trânsito em julgado em caso de "tentativa de golpe"
Nova ação da PF surpreende Félix Mendonça Jr.
Deputado questiona diligência sem fatos novos e reafirma inocência e colaboração
Carregando..